Programação cultural e recreativa anima 3ª dia da Semana do Descobrimento

A programação especial da Semana do Descobrimento continuou na Cidade Histórica nesta sexta-feira, 21, com vários atrativos.


Muitas cores e criativas pipas tomaram conta do céu num verdadeiro festival, onde mais de 150 pipas foram confeccionadas e doadas. Vinícius Figueiredo, de 7 anos, veio pela primeira vez ao evento junto com os colegas de futebol. “Já aprendi a empinar pipa e a minha é aquela mais alta”, disse, exibindo sua performance. A programação infantil ainda contou com oficina de desenho e pintura, brinquedos e atividades recreativas.

Quem visitou o circuito também pôde saborear delícias típicas da cozinha baiana, através da mostra gastronômica montada num charmoso complexo de estandes decorados conforme casario estilo colonial. Cocada, chocolate caseiro, acarajé, tapioca, caldos e até pratos gourmet foram apresentados. Outra ação interessante é a Exposição Estética Pataxó que ilustra do histórico ao contemporâneo, pinturas, vestuário e costumes indígenas.

Música e dança

A Bamups iniciou a programação artística com apresentação de uma verdadeira viagem à MPB. Também abrilhantou esta tarde a apresentação do Baianarte, com 20 bailarinas, homenageando os indígenas, a natureza e a história do Descobrimento do Brasil, através do espetáculo Fundo do Mar, um paraíso submerso. Além disso, o grupo Corpo Seguro de Dança levou os visitantes a entrar no ritmo do forró, relembrar a lambada e ensaiar os passos da contagiante lambazouk. Música na Cidade Histórica ainda envolveu apresentação de artistas locais e, nesta noite, o show foi com Samba “Incasa”.

A projeção mapeada na fachada do templo da Igreja Nossa Senhora da Pena exibindo imagens que remetem à história do Brasil, fauna e flora, além de símbolos e fotos indígenas também encantou o público.

História e cultura

“Neste terceiro dia, já temos uma resposta positiva do público, que compareceu em grande número”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Richards Alves, destacando que a ideia é valorizar a Cidade Histórica que é um lugar único e singular, importante para todo o País.


A prefeita Cláudia Oliveira acompanhou as apresentações na companhia de vários secretários municipais, lideranças políticas e pessoas da comunidade. Ela enfatiza que é um privilégio usufruir deste espaço com cenário fiel à história brasileira e de uma beleza tão generosa para a realização de eventos culturais e recreativos. “Nossa preocupação é a valorização de nossa cultura e história ao mesmo tempo em que propomos ações esportivas e recreativas num espaço de convivência especial como este”, afirmou.

A Semana do Descobrimento é uma realização do Porto Seguro Convention & Visitor’s Bureau, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria de Turismo da Bahia, através da Bahiatursa, com o apoio do IPHAN, ABIH – Regional Extremo Sul da Bahia, ACEPS (Associação Comercial de Porto Seguro), Congrega Bahia e Ondas Praia Resort.

MAIS FOTOS!

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio