25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio

Por Nilson Chaves com informações do MS

Para proteger as crianças contra paralisia infantil, o Zé Gotinha entra em ação mais uma vez a partir deste sábado (15), dia D de mobilização. Em parceria com estados e municípios, o Ministério da Saúde realiza a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Até o dia 31 deste mês, a meta é imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Isso representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças. Na Bahia, a Secretaria de Saúde pretende vacinar 95% das 955 mil crianças que fazem parte do público-alvo. Para isso, o Ministério da Saúde distribuiu 1,1 milhão de doses ao estado.

A ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças em dia. Por isso, paralelamente à campanha contra poliomielite, o Ministério da Saúde promove uma mobilização para atualizar o esquema vacinal das crianças menores de cinco anos. Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo.

Os responsáveis devem levar o cartão de vacinação para avaliação do profissional de saúde. As doses atrasadas serão aplicadas e agendadas, de acordo com a situação de cada criança. Aquelas que nunca foram vacinadas contra a poliomielite não receberão as gotinhas na campanha. A proteção contra o vírus é realizada com duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP), injetável, aplicada aos dois e quatro meses de vida, e uma dose da vacina oral, aos seis meses.

A vacina é extremamente segura. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

Com a campanha de atualização, o Ministério da Saúde busca aumentar a cobertura vacinal, diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas, além de reduzir as taxas de abandono. As vacinas oferecidas protegem contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

Em Itamaraju o número de crianças entre 6 meses e cinco anos de idade incompletos é de aproximadamente 5 mil. No sábado os postos de vacinação estarão funcionando das 7 às 17 horas. De acordo com o enfermeiro Uardem Meira Dantas, coordenador da Vigilância Epidemiológica de Itamaraju, a vacina contra poliomielite será oferecida em todos os postos de vacinação, mas a multivacinação só será realizada onde existem salas de vacinas. 25 Postos de Vacinação estarão funcionando neste sábado.

Confira os locais de Vacinação

PSF Benedito soares (Canaã); PSF Centro I, II; PSF Centro III; PSF Cristo Redentor; PSF Fátima I, II; PSF Fátima III; PSF Jaqueira; PSF Marotinho; PSF Novo Prado; PSF São Domingos; PSF Urbis e Liberdade; PSF Várzea Alegre I e II; PSF Bela Vista; Escola Corujão; Policlínica; Escola Rui Barbosa; Escola Liberdade; Centro dos Idosos; Escola Leda Azevedo; Escola Sizaltina; Escola Reitor Edgar Santos; Vigilância Epidemiológica; Escola Benedito Malaquias; APAE; e Auditório do Italage.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju