Desenvolvimento Social e CMDCA avaliam processo eleitoral para escolha dos novos conselheiros tutelares de Itamaraju

NILSON CHAVES

A principal marca do processo eleitoral que escolheu a equipe de conselheiros tutelares que atuarão no município de Itamaraju nos próximos quatro anos foi mesmo a Transparência. Esse é o pensamento do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Selmides Souza Pereira (Bida). De acordo com o secretário, tudo o que foi feito pela Comissão Eleitoral e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – de Itamaraju, atendeu aos princípios democráticos garantidos por lei para qualquer processo eleitoral.


“Nós não tivemos aqui candidatos privilegiados, ou tratados com diferença, quem acompanhou o processo sabe que todos concorreram em igualdade de condições, pelo menos no que dependeu da comissão eleitoral, do CMDCA e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social”, garante Bida.

Foi a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que garantiu, por intermédio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o custeio das despesas com a impressão das cédulas eleitorais, das listas de eleitores, organização dos locais, transporte do pessoal para seções do interior e alimentação das 80 pessoas que trabalharam no pleito. Mas houve também a contribuição das secretarias municipais de Educação e de Saúde.


O secretário fez questão de agradecer a todos que estiveram envolvidos no trabalho, servidores da Prefeitura, as equipes das secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, os agentes de trânsito e guardas municipais, Polícia Militar, os estagiários do curso de Serviço Social, os representantes do Ministério Público e da Justiça Eleitoral e, principalmente, a Prefeitura Municipal de Itamaraju, que não mediu esforços para que tudo transcorresse da melhor forma possível.

Todo o processo de escolha dos novos conselheiros tutelares de Itamaraju teve a coordenação da presidente do CMDCA e Comissão Eleitoral, Geruza Bernardone Saquetto. Ela ressaltou a presença constante do Ministério Público do Estado da Bahia no processo, atuando como principal fiscalizador, “tudo o que foi sugerido pelo promotor foi acatado por nós do Conselho e da Comissão”, conta, acrescentando que no dia da eleição, 4 de outubro, o próprio promotor esteve presente na Escola Polivalente e acompanhou também parte da apuração. Um representante do Juiz Eleitoral, oficial de justiça Ronaldo Fernandes, também acompanhou o processo do início ao fim.


De acordo com Mariana Pires Rocha, secretária executiva do CMDCA, em todo o transcurso do processo houve apenas um problema, que foi observado na Escola Polivalente, por conta da lista impressa com o nome dos eleitores não estar completa. Mas o problema foi solucionado de imediato com a impressão da parte que estava faltando, sem prejuízos para eleitores e candidatos. 

“Os eleitores que não tinham seu nome na lista impressa não deixaram de votar, eles eram encaminhados pelo presidente da seção para a nossa central, onde a comissão eleitoral tinha a lista completa digitalizada fornecida pelo Cartório Eleitoral e pelo Ministério Público, então a comissão conferia e, se o nome constasse, a pessoa era liberada para votar”, explica. Na lista estavam apenas os nomes dos eleitores aptos a votar, inscritos na Zona Eleitoral de Itamaraju até o dia 04 de agosto do ano corrente, data da disponibilização da lista, de acordo com a resolução do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CECA.

De acordo com Mariana, para garantir a lisura e transparência também no dia da eleição, foi facultado a cada um dos dez candidatos, a escolha de um fiscal por local de votação (São Paulinho, Nova Alegria, Piragi e Sede). Esses fiscais, bem como os próprios candidatos, acompanharam todo o processo no dia da eleição, inclusive a apuração dos votos, que terminou por volta das 22h30min.

Entenda o processo

O processo de escolha dos novos conselheiros tutelares de Itamaraju iniciou-se pela inscrição, de acordo com um edital previamente publicado e divulgado. Em seguida os candidatos inscritos passaram por uma avaliação escrita e por último foram submetidos ao psicoteste. Cumpridas essas etapas, os candidatos estavam aptos a participar do processo eleitoral. Durante o processo de preparação para as eleições ocorreram inúmeras reuniões e nessas reuniões foram esclarecidos vários pontos a respeito do pleito, inclusive com assinatura de um termo de compromisso pelos candidatos dando ciência do conhecimento das normas e regras do processo.


Três dias antes da eleição houve uma reunião com a participação do promotor João Batista Madeiro Neto, dos membros do CMDCA e todos os dez candidatos, onde mais uma vez foram passadas as instruções a respeito do pleito. As urnas utilizadas em cada uma das seções da sede e interior foram lacradas, com as assinaturas de todos os candidatos presentes, um dia antes da eleição, no sábado (03/10). Atendendo a uma solicitação do promotor, a comissão eleitoral separou um de seus integrantes para ficar responsável pelo recebimento das reclamações ou denúncias de eventuais irregularidades. A pessoa com essa incumbência foi Elaine da APAE.

Além disso, os nomes das pessoas que trabalharam no processo, no dia da eleição, foram encaminhados com antecedência para o representante do Ministério Público. Todo o processo foi acompanhado pelo CMDCA e pela Comissão Eleitoral de forma ininterrupta. A equipe envolvida na organização da eleição começou a trabalhar por volta de 5h30 da madrugada e só deixou o local de apuração (Polivalente) por volta de meia noite, com a conclusão da ata que seguiu assinada por todos os presentes. Compareceu aos locais de votação 3.091 eleitores e cada um poderia votar em até cinco candidatos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio