Habitação, Saúde e Desenvolvimento Social levam assistência aos moradores do Italage

NILSON CHAVES

Os cerca de 1500 moradores do Conjunto Habitacional Italage receberam na manhã desta sexta-feira, 17 de julho, a visita de servidores das Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, e do Departamento Municipal de Habitação. A razão da visita foi levar aos moradores alguns serviços oferecidos pelo município.  



De acordo com a diretora da Habitação Municipal, Rad Telma Moitinho Pechir (52 anos), o evento integra o plano de ações voltadas para a assistência social, apresentado a comunidade do Italage em janeiro deste ano durante uma reunião ocorrida no espaço de shows Território. “A iniciativa atende a uma das prerrogativas do programa ‘Minha Casa Minha Vida’”, explica Telma.

Para a assistente social Márcia Regina Frazon (50 anos), “O objetivo destas ações é fazer com que os moradores do Italage se conheçam e se relacionem da melhor forma possível”. Durante um período de 18 meses, serão oferecidos cursos aos moradores do Italage, entre estes cursos profissionalizantes e na área de informática. Também serão desenvolvidas atividades físicas para crianças e idosos.


O Departamento de Habitação informou ainda que está conseguindo junto a Secretaria Municipal de Saúde que alguns atendimentos da Atenção Básica, os considerados preferenciais (idosos e portadores de necessidades especiais), sejam feitos no próprio conjunto Italage, para tanto está sendo feito um levantamento do número de pessoas com esse perfil para que as informações sejam encaminhadas à Secretaria de Saúde.

No evento desta sexta-feira, os servidores da Assistência Social (CRAS e CREAS), preencheram formulários para emissão de carteiras do Idoso e segunda via da Certidão de Nascimento gratuitamente. A Saúde, por sua vez estava agendando mamografias e fazendo o acompanhamento relacionado à Saúde da Mulher e do Homem. Também foi disponibilizada no local a aferição de pressão arterial.

O Conselho Tutelar também esteve presente e as crianças foram brindadas com pula-pula e distribuição de pipocas, e algodão doce. Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias visitaram casa por casa para convidar a comunidade a participar. 


O evento também contou com a participação do Centro de Testagem e Acompanhamento – CTA, que fez orientações sobre o uso e distribuiu os preservativos masculino e feminino. O CTA é o departamento da Secretaria Municipal de Saúde que realiza testes rápidos de HIV e HTLV, e exames para detecção das Hepatites B e C, e Sífilis. No CTA, exames que custariam cerca de 500 reais, saem de graça.

A enfermeira Claudia Ferreira Leite, coordenadora do CTA, informa que quando são detectados casos de HIV, HTLV, Sífilis ou Hepatites, os pacientes passam a ser acompanhados no próprio CTA. “hoje estamos aqui para falar sobre as doenças sexualmente transmitidas e também agendando exames que podem ser feitos no CTA”, destaca a enfermeira.

Comentários