Habitação, Saúde e Desenvolvimento Social levam assistência aos moradores do Italage

NILSON CHAVES

Os cerca de 1500 moradores do Conjunto Habitacional Italage receberam na manhã desta sexta-feira, 17 de julho, a visita de servidores das Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, e do Departamento Municipal de Habitação. A razão da visita foi levar aos moradores alguns serviços oferecidos pelo município.  



De acordo com a diretora da Habitação Municipal, Rad Telma Moitinho Pechir (52 anos), o evento integra o plano de ações voltadas para a assistência social, apresentado a comunidade do Italage em janeiro deste ano durante uma reunião ocorrida no espaço de shows Território. “A iniciativa atende a uma das prerrogativas do programa ‘Minha Casa Minha Vida’”, explica Telma.

Para a assistente social Márcia Regina Frazon (50 anos), “O objetivo destas ações é fazer com que os moradores do Italage se conheçam e se relacionem da melhor forma possível”. Durante um período de 18 meses, serão oferecidos cursos aos moradores do Italage, entre estes cursos profissionalizantes e na área de informática. Também serão desenvolvidas atividades físicas para crianças e idosos.


O Departamento de Habitação informou ainda que está conseguindo junto a Secretaria Municipal de Saúde que alguns atendimentos da Atenção Básica, os considerados preferenciais (idosos e portadores de necessidades especiais), sejam feitos no próprio conjunto Italage, para tanto está sendo feito um levantamento do número de pessoas com esse perfil para que as informações sejam encaminhadas à Secretaria de Saúde.

No evento desta sexta-feira, os servidores da Assistência Social (CRAS e CREAS), preencheram formulários para emissão de carteiras do Idoso e segunda via da Certidão de Nascimento gratuitamente. A Saúde, por sua vez estava agendando mamografias e fazendo o acompanhamento relacionado à Saúde da Mulher e do Homem. Também foi disponibilizada no local a aferição de pressão arterial.

O Conselho Tutelar também esteve presente e as crianças foram brindadas com pula-pula e distribuição de pipocas, e algodão doce. Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias visitaram casa por casa para convidar a comunidade a participar. 


O evento também contou com a participação do Centro de Testagem e Acompanhamento – CTA, que fez orientações sobre o uso e distribuiu os preservativos masculino e feminino. O CTA é o departamento da Secretaria Municipal de Saúde que realiza testes rápidos de HIV e HTLV, e exames para detecção das Hepatites B e C, e Sífilis. No CTA, exames que custariam cerca de 500 reais, saem de graça.

A enfermeira Claudia Ferreira Leite, coordenadora do CTA, informa que quando são detectados casos de HIV, HTLV, Sífilis ou Hepatites, os pacientes passam a ser acompanhados no próprio CTA. “hoje estamos aqui para falar sobre as doenças sexualmente transmitidas e também agendando exames que podem ser feitos no CTA”, destaca a enfermeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio