CMDCA de Itamaraju realiza VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

NILSON CHAVES

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itamaraju realizou na última sexta-feira, 15 de maio, no auditório da FACISA/CESESB no Bairro Alvorada, a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento integra a preparação para a X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá em Brasília/DF, no período de 14 a 18 de dezembro do ano em curso.


Estão previstas a realização das Conferências municipais, até maio de 2015; Conferências territoriais, até junho de 2015; Conferências estaduais e do Distrito Federal, até agosto de 2015; e as Conferências regionais (Norte, Nordeste 1, Nordeste 2, Centro – Oeste, Sudeste e Sul), até outubro de 2015.

A base metodológica proposta para Conferência se assenta sob a lógica do fazer conhecer e divulgar os princípios, as diretrizes e os direitos estabelecidos na Lei n.º 8069, de 13 de julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, além da Convenção Internacional do Direito da Criança.

Em 2015 as Conferências também irão comemorar os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, uma Lei e várias revoluções, que traz novos conceitos, exigindo mudanças de paradigmas, entre estes o de que as crianças e adolescentes devem ser inseridos na sociedade como sujeitos de direito e não como mero objeto de intervenção do estado, família e sociedade; devem ser vistos como pessoas em condição peculiar de desenvolvimento. Isso significa ser criados, educados e assistidos de maneira integral e emancipatória de acordo com seu ciclo de desenvolvimento; e também devem ser assistidos como Prioridade Absoluta.



Atendendo ao que preconiza o artigo 227 da Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, acerca do direito de expressão que deve ser garantido às crianças e aos adolescentes, o CMDCA proporcionou a inserção de representantes dos jovens em todas as discussões e propostas que serão levadas para a Conferência Territorial.

Em Itamaraju, a Conferência Municipal começou por volta das 8h30min com a formação da mesa, execução dos hinos Nacional e do município, uma oração feita pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Padre Edvaldo Oliveira, e a participação do pequeno Arthur Vieira, que recitou uma sucinta poesia. No auditório, jovens, crianças e adolescentes, das Escolas São João Evangelista, Colégio Cultural, Municipal Otávio Mangabeira, e Municipal Especial da APAE, além de representantes da Pastoral da Criança, Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Educação, assistiam a tudo atentamente.





Na composição da mesa estavam o secretário de Desenvolvimento Social - Evando Rodrigues da Silva, a presidente do CMDCA - Geruza Bernardone Saquetto, secretária Executiva do CMDCA – advogada Mariana Pires Rocha, a delegada de Polícia - Dilma Maria França, Jair Souza de Jesus - presidente do Conselho Tutelar de Itamaraju, Padre Edvaldo Oliveira – da Paróquia de Fátima, Major PM Ivo Leão – comandante da 43ª CIPM, Jaqueline Fonseca Silva – coordenadora da APAE de Itamaraju e os adolescentes Tamires Ramos Bastos e Pedro Henrique Garcia.

O secretário Evando foi um dos que fizeram uso da palavra. Ele agradeceu aos que estavam presentes e aproveitou para enaltecer o papel de todos os programas de assistência social desenvolvidos sob a coordenação de sua pasta no município, como o CRAS, CREAS, PETI e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que atende a aproximadamente 300 crianças carentes e tem garantido a estes vários dos direitos assegurados por lei.

“Tem uma pessoa especial que não tem medido esforços para que os direitos das crianças sejam garantidos em Itamaraju, que é o meu amigo Manoel Pedro Rodrigues Soares, por isso gostaria de fazer um agradecimento especial ao nosso prefeito”, destacou Rodrigues. O secretário também aproveitou o dia do assistente social para homenagear cada um dos assistentes que atuam nos programas geridos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.



Os palestrantes da manhã foram advogada Carla Lorena e o conselheiro tutelar Aimberê. Na parte da tarde, os debates tiveram como base cinco eixos: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social e Efetivação dos Direitos e Gestão da Politica Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

No final do evento que transcorreu por todo o dia, o CMDCA mediou à escolha dos delegados para as próximas conferências (territorial e estadual), conforme orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente (CONANDA).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio