Ronaldo Carletto parabeniza município de Jucuruçu

Deputado relatou história da localidade

FONTE: DO/BA 

Jucuruçu vem do vocábulo indígena e significa "cobra grande", nome dado pelos índios devido às grandes curvas do rio que margeia o município, que faz fronteira com Minas Gerais e completou 25 anos de emancipação política no último dia 24 de fevereiro. Quem conta a história é o deputado Ronaldo Carletto (PP) em moção de congratulações à população de Jucuruçu.

De acordo com Carletto, os primeiros habitantes que desbravaram as matas do local, no ano de 1912, foram os senhores Ramiro Rocha e José Rodrigues, provenientes do sertão baiano. "Juntos, as duas famílias construíram um império", observou o parlamentar no documento.

O deputado lembra que 50 anos depois do início do distrito denominado Chumbo, após várias reivindicações da população, aconteceu o desmembramento do município de Itamaraju. A localidade, acrescentou ele, ganhou então emancipação política e recebeu o nome de Jucuruçu no ano de 1989. No mesmo ano, as primeiras eleições foram realizadas e o então prefeito Porfírio Antonio Rodrigues assume o mandato de 1989 até 1992. "Tem início a trajetória política do município de Jucuruçu", observa Carletto.

Jucuruçu fica localizada na região sul da Bahia, distante 767 quilômetros da capital. Limita-se com os municípios de Guaratinga, Itamaraju, Vereda e faz fronteira com o estado de Minas Gerais e tem uma população de aproximadamente 10.500 mil habitantes. "Nesta oportunidade, desejamos que seja constante a busca pelo progresso no município, visando sempre a uma melhor qualidade de vida para a população jucuruçuense, através da educação, saúde, habitação, saneamento e geração de emprego", concluiu ele na moção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio