Ronaldo Carletto parabeniza município de Jucuruçu
Deputado relatou história da localidade
FONTE: DO/BA
Jucuruçu vem do vocábulo indígena e significa "cobra grande", nome dado pelos índios devido às grandes curvas do rio que margeia o município, que faz fronteira com Minas Gerais e completou 25 anos de emancipação política no último dia 24 de fevereiro. Quem conta a história é o deputado Ronaldo Carletto (PP) em moção de congratulações à população de Jucuruçu.
De acordo com Carletto, os primeiros habitantes que desbravaram as matas do local, no ano de 1912, foram os senhores Ramiro Rocha e José Rodrigues, provenientes do sertão baiano. "Juntos, as duas famílias construíram um império", observou o parlamentar no documento.
O deputado lembra que 50 anos depois do início do distrito denominado Chumbo, após várias reivindicações da população, aconteceu o desmembramento do município de Itamaraju. A localidade, acrescentou ele, ganhou então emancipação política e recebeu o nome de Jucuruçu no ano de 1989. No mesmo ano, as primeiras eleições foram realizadas e o então prefeito Porfírio Antonio Rodrigues assume o mandato de 1989 até 1992. "Tem início a trajetória política do município de Jucuruçu", observa Carletto.
Jucuruçu fica localizada na região sul da Bahia, distante 767 quilômetros da capital. Limita-se com os municípios de Guaratinga, Itamaraju, Vereda e faz fronteira com o estado de Minas Gerais e tem uma população de aproximadamente 10.500 mil habitantes. "Nesta oportunidade, desejamos que seja constante a busca pelo progresso no município, visando sempre a uma melhor qualidade de vida para a população jucuruçuense, através da educação, saúde, habitação, saneamento e geração de emprego", concluiu ele na moção.
Comentários