Reitoria da Ufesba pode ser implantada em Porto Seguro

Pedra Fundamental pode ser lançada no mês de maio

Por: Pedro Ivo Rodrigues
Fotos: João Cordeiro
Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro   

A possível implantação da reitoria da Universidade Federal do Extremo Sul da Bahia (Ufesba) em Porto Seguro foi o tema de uma reunião promovida na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município, na última sexta-feira, 20.
Participaram: a secretária municipal de Educação, Dilza Reis, representando o prefeito Gilberto Abade; a juíza do Trabalho Andrea Schwartz; o presidente e o vice-presidente da OAB local, Amílcar França Pinto e José Arruda Amaral; o presidente da OAB de Eunápolis, Antonio Apóstolo; a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Seguro, Cecília Nakamura; a superintende do Porto Seguro Convention Bureau, Patrícia Martins; o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Extremo Sul da Bahia (Sindhesul), Paulo César Magalhães; o venerável da Loja Maçônica Obreiros do Terceiro Milênio, Henrique Antonio Silva, entre outros.
Corrente pela educação
O presidente da OAB de Eunápolis disse que a reitoria pode ser em Porto Seguro, mas que o importante é que se vislumbre a sua importância para a região. “Não podemos ter aqui um campus deficiente, que dependa de uma empresa privada para funcionar, como ocorre em alguns municípios. Entretanto o ganho com a sua instalação é muito grande”, ressaltando que a aplicação do direito contempla a da educação. “A ideia não é creditada a um único indivíduo, pois é de todos. É do menino do bairro Baianão, do da Sapucaieira, em Eunápolis, do menino pobre de Itamaraju. Todavia a decisão é política e por isso precisamos fazer uma corrente, que não leve em conta a cor de partidos ou de políticos, mas a da educação”, enfatizou.
Interiorização do desenvolvimento
A secretária de Educação afirmou que a proposta, embora antiga, já é uma realidade, informando que a presidente Dilma Rousseff anunciou a implantação de três universidades e 64 centros de educação federais. “Porto Seguro foi contemplado. Fizemos uma grande audiência pública, com a participação de vários deputados, e posteriormente outra na Loja Maçônica, com diversos segmentos da sociedade representados. Agora, precisamos nos organizar, analisando a área onde funcionará a instituição”, acrescentando que, apesar de a chancela ficar a cargo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o município necessitará adotar iniciativas. “A área mais provável se situa próximo ao Ceplac e é de propriedade da União, com cerca de 4.000 metros quadrados. Entre abril e maio, o Ministério da Educação enviará representantes para o lançamento da pedra fundamental”, complementando que o ministro Aluísio Mercadante (PT), em 15 de março, defendeu a reitoria em Porto Seguro, onde poderá funcionar um centro de pesquisas de excelência, com cursos como oceanografia. “O ministro se posicionou no sentido de que o governo deve interiorizar o desenvolvimento, levando a educação para lugares onde não haja universidades e que sejam locais agradáveis, sem o caos urbano das metrópoles”, explanou.
Dossiê técnico
Patricia Martins, do Porto Seguro Convention Bureau, sugeriu a elaboração de um dossiê técnico, reunindo as declarações, os documentos solicitados, entre outros dados, que deverá ser entregue ao Ministério da Educação, o que fortaleceria o pleito de Porto Seguro, uma vez que teria o devido embasamento para as argumentações nesse contexto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio