Governo intensifica combate ao desmatamento no Extremo Sul

Nesta quarta-feira (12), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) coordenaram mais uma reunião da força tarefa contra o desmatamento, no município de Santa Cruz Cabrália, com representantes do Ibama, secretarias municipais de Meio Ambiente de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, Fórum Florestal e o Ministério Público de Porto Seguro. 


No encontro, foram apresentados avanços no combate ao desmatamento no Extremo-Sul da Bahia e abordados temas como fiscalização e a busca de atuação conjunta entre Inema, IBAMA, Ministério Público Estadual e Secretarias Municipais das cidades apontadas no atlas do desmatamento publicado pela S.O.S Mata Atlântica.


Até o momento, foi identificada grande área desmatada entre os municípios de Cabrália e Belmonte. No município de Cabrália, 31 Indicativos de Desmatamentos foram vistoriados de um total de 37. A operação resultou na identificação de 3.117,3 hectares incendiados e 131,5 desmatados; emissão de 08 Autos de Infração de Multa; 13 Termos de Embargo; e 05 Termos de Apreensão (trator de esteira, motosserras, espingardas, trabucos e ferramentas diversas). Além de 05 Termos de Demolição e Destruição (Fornos de carvão e gaiolas) e um Termo de Soltura de 06 papa-capins. 


Já em Belmonte, das 98 áreas fiscalizadas todas tiveram ocorrência de queimadas, dentre estas, a maior parte com desmatamentos e ocupação irregular por movimentos sociais. O Inema continua com as fiscalizações no município de Belmonte para identificação dos responsáveis pelos danos ambientais, para autuações e procedimentos cabíveis. Todas as áreas apontadas pelo relatório serão averiguadas pelas equipes de fiscalização ambiental.

Por Ailton Oliveira Santos Junior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio