Intercolegial de Itamaraju tem participação de 13 escolas da sede e do interior

ASCOM

A prática esportiva como instrumento educacional visa ao desenvolvimento humano e capacita o educando a desenvolver suas competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social, ao mesmo tempo em que o esporte constitui-se num instrumento pedagógico que tem sido ferramenta importantíssima no auxílio dos conteúdos escolares.







Com o objetivo de motivar e envolver os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, incentivando-os à prática da Educação Física, estimulando sua criatividade por meio da valorização dos jogos, a articulação de Educação Física, com o aval da Coordenação de Ensino Fundamental Anos Finais e da Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju, realizou o Intercolegial nos dias 10 e 11 deste mês, quinta e sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo Dr. Almir Nobre de Almeida.

O evento, disputado nas modalidades Futsal Masculino e Feminino, em duas categorias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos) contou com a participação dos alunos do ensino fundamental anos finais das escolas da sede e do campo. Da sede estiveram representadas as escolas municipais José de Anchieta, Liberdade, Maria D’Ajuda, Novo Prado, Otávio Mangabeira, Presidente Médici, Reitor Edgard Santos, Sizaltina Barbosa e URBIS-II. Do campo, participaram alunos das escolas Osvaldo Almeida (São Paulinho), Tancredo de Almeida Neves (Pau D’Alho), Vila União (povoado de mesmo nome) e Walter Carvalho (Nova Alegria).




A professora Rita Costa de Oliveira, Articuladora de Educação Física do Ensino Fundamental Anos Finais, foi quem coordenou o evento em parceria com os demais professores da área. Ela fez questão de agradecer a todos os envolvidos na realização do Intercolegial, enaltecendo o apoio incondicional dado aos organizadores pelo prefeito Marcelo Angênica, a secretária de Educação Juciara Pereira de Souza e a professora Lurdes Marina Barbosa, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais.

Em seus agradecimentos, a articuladora também se lembrou da professora Marise Rodrigues Lobeu, coordenadora das Escolas do Campo e do senhor Carlos Magno Santos Oliveira Dias, diretor do Departamento de Esporte e Cultura do município.

Questionada sobre a complexidade de se realizar um evento deste porte, a professora Rita destacou o trabalho em conjunto realizado por todos os professores de Educação Física, “nas aulas de Educação Física nossos professores, são orientados a trabalhar determinadas atividades com os alunos da Rede, isso possibilitou sucesso de participação por parte dos alunos. Quanto à competição em si, acreditamos que valores como socialização, responsabilidade, cooperação, respeito, liderança, personalidade, persistência e vida saudável podem ser alcançados por meio da prática esportiva”, pontua a articuladora.
Confira a relação de vencedores do Intercolegial:

MASCULINO

Categoria de 12-14 anos

1° lugar: Liberdade
2° lugar: São Paulinho

Categoria de 15-17 anos

1° lugar: Novo Prado
2° lugar: Anchieta



FEMININO

Categoria de 12-14 anos

1° lugar: Médici
2° lugar: Vila União 


Categoria de 15-17 anos

1° lugar: Nova Alegria
2° lugar: Urbis II

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju