Biometria: cartório eleitoral de Porto Seguro amplia horário de atendimento

Medida visa atender a grande procura do eleitorado da região para realizar o recadastramento biométrico obrigatório

No intuito de melhor atender a grande demanda da região para realização do recadastramento biométrico obrigatório, o TRE da Bahia, por meio das 121ª e 122ª zonas eleitorais, ampliou o horário de atendimento do cartório eleitoral em Porto Seguro. Com isso, eleitores poderão ser atendidos das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. A medida passou a valer nesta segunda-feira (5/6).

Com o acréscimo, o eleitor terá quatro horas a mais para o atendimento. Porém, no turno vespertino, que compreende o horário entre 14h e 17h30, o atendimento será, exclusivamente, ao cidadão que for realizar o recadastramento biométrico. O cartório lembra ainda que as senhas serão distribuídas a partir das 13h.

Os postos do SAC e de Santa Cruz Cabrália não tiveram seus horários alterados. Sendo assim, o SAC continua atendendo das 7h às 13h e em Santa Cruz Cabrália o eleitor tem de 8h até às 14h para realizar o recadastramento biométrico. 

Veja os documentos necessários para fazer o recadastramento biométrico:

- Documento oficial de identificação com foto (Ex.: original e cópia de RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar);

- Comprovante de residência atual original e cópia (emitido há, no máximo, três meses), no nome do eleitor ou de um parente, devendo comprovar o parentesco;

- Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (Ex.: original e cópia da certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.);

- Se for tirar o 1º título eleitoral, necessita-se ainda da original e cópia do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).

ATENÇÃO:

- A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação para o alistamento eleitoral (1º título de eleitor) por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o Passaporte, por não conter a filiação.

- O eleitor que tiver o título eleitoral anterior deve levá-lo na hora de fazer o recadastramento biométrico. Caso o tenha perdido não é necessário levar boletim de ocorrência.

- CONSULTE DÉBITO – Antes de comparecer ao cartório, é necessário ao eleitor consultar a existência de débitos com a Justiça Eleitoral. Para isso, bastará acessar o site (www.tre-ba.jus.br). A pesquisa é feita, por meio do menu principal, seguindo o caminho: Eleitor > Débitos do eleitor. Caso exista débito, a multa deverá ser paga previamente. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no momento do atendimento.

OBS.: além dos originais, os documentos pessoais e comprovantes de residência devem ser acompanhados das respectivas cópias.

Matéria: Hellene Silva (Ascom-TREBA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio