Concurso para professores estaduais sai até junho; Reda será emergencial

por Luana Ribeiro - Bahia Notícias

O governo do Estado lançará nos próximos dias um processo seletivo simplificado de 7.665 professores pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O edital está sendo elaborado pelo Instituto Brasil Educação (Ibrae), contratado por dispensa de licitação – o resumo do contrato foi publicado nesta terça-feira (30) no Diário Oficial do Estado (DOE). 

Porém até junho deverá ser lançado o edital para o concurso para professores efetivos da rede estadual de ensino, de acordo com o governador Rui Costa. Para a seleção do Reda, o instituto cobrará R$ 38 para candidatos de nível superior e R$ 29 para o nível médio. 

Segundo informações da Secretaria de Educação (SEC), a seleção é emergencial, de contratação imediata, destinada à ocupação de vagas de docentes para o início do ano letivo, que começa na próxima segunda (6). “A Secretaria da Educação do Estado da Bahia esclarece que está elaborando o edital para contratação temporária imediata de professores e técnicos através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), que atuarão no atendimento ao Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), Educação Especial, Preceptores de Estágio, Educação Básica e Indígena, viabilizando, assim o início do ano letivo”, afirma a pasta, em nota. 

Não foi divulgada a quantidade de vagas para as outras categorias. O concurso público para professores efetivos da rede estadual já havia sido prometido em 2015 pelo governador Rui Costa – à época eram previstas 7.331 vagas – mas não foi realizado por restrições geradas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), já que a gestão atingiu o limite prudencial das despesas com pessoal. 

Questionada pelo Bahia Notícias, a SEC informou que a seleção por Reda não inviabilizará a realização do concurso para servidores efetivos, mas não deu previsão de quando o edital deve ficar pronto e se será lançado ainda neste ano. Procurada pelo Bahia Notícias, a Secretaria de Administração do Estado (Saeb), que é responsável pela execução de concursos, informou que “o concurso para professor está em análise” e que “não há previsão de quando o processo será retomado e nem informações detalhadas”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio