Pedro da Campineira reassume Prefeitura de Itamaraju prometendo trabalhar até o último dia do mandato
NILSON CHAVES
Numa breve e concorrida solenidade, realizada na manhã desta sexta-feira (1º/07/16), no saguão do primeiro piso do Centro Administrativo de Itamaraju – CEADI, o prefeito interino, Luis Mário da Silva Lima, no cargo desde o último dia primeiro de junho, devolveu a cadeira ao prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, que até então estava licenciado, seguindo orientação médica.
Mediada pelo procurador do município, advogado Esterfeson Fontes Marcial, a solenidade teve início com uma oração ministrada pelo pastor Adilson Dutra, atual responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itamaraju. No seguimento falou o vice-prefeito Luis Mário, que agradeceu aos servidores e secretários pelo apoio, e, ao prefeito Manoel Pedro, pela confiança. Ele fez questão de destacar as dificuldades enfrentadas e vencidas durante os 30 dias que atuou como prefeito interino.
“Lutei a cada dia e dei o melhor de mim, tivemos o cuidado de manter os serviços essenciais funcionando e fiz as mudanças necessárias para garantir a segurança administrativa ao nosso gestor”, enfatizou o vice-prefeito. Apesar do pouco tempo no comando do Poder Executivo do município, Luis Mário teve atuação decisiva na minimização dos efeitos provocados pelas mudanças em decorrência da saída de vários secretários.
Foi Luis Mário quem assinou os decretos de nomeação dos novos secretários de Finanças, Educação, Desenvolvimento Social e, Meio Ambiente e Agricultura. Bem como dos novos responsáveis pelos departamentos de Obras Públicas, Material - Patrimônio e Compras, e Recursos Humanos. O vice-prefeito também assinou decretos de convocação e nomeação de aprovados no último concurso público e, o decreto que muda o feriado municipal em homenagem aos padroeiros do município, Santos Cosme e Damião, do dia 27 de setembro para o dia 26 do mesmo mês.
O prefeito interino também cancelou uma série de contratos com empresas que prestavam serviço para o município, assinando os chamados termos de rescisão amigável. Entre estes, o da empresa que prestava assessoria contábil e o da empresa que estava fazendo a manutenção da rede de iluminação pública. Luis Mário autorizou ainda a abertura de processo administrativo visando a apuração de possíveis irregularidades no Departamento de Recursos Humanos.
Em seus 30 dias de gestão, o então prefeito interino também assinou o decreto de número 098/2016 que regulamentou o uso das vagas destinadas aos idosos e deficientes físicos nos estacionamentos públicos, com a emissão de um documento que vai garantir a estes o direito já assegurado pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito.
O retorno
“É como se diz, voltei outra vez”, foi assim, arrancando risos, que o prefeito Manoel Pedro iniciou seu pronunciamento aos que acompanharam a solenidade que marcou o seu retorno ao cargo de prefeito municipal. O gestor fez questão de agradecer ao vice-prefeito Luiz Mário pelo empenho e dedicação durante sua licença. Pedro falou das dificuldades enfrentadas pelo município, mas fez questão de destacar os feitos de seu governo ao longo dos últimos 6 anos.
Pedro também disse ter ficado surpreso com a saída de alguns secretários, “quero deixar claro que eu não tirei ninguém, porque política não se faz com perseguição, os que saíram, saíram porque quiseram”, ressaltou, afirmando que estará firme até o último dia do seu mandato. “Quero deixar o meu abraço e vamos trabalhar”, admoestou. A solenidade foi encerrada com a assinatura do termo de transmissão.
Acompanharam a transição, servidores do município, amigos e correligionários do prefeito, e lideranças políticas de localidades do interior. Estavam presentes também os secretários, de Educação - Renilda Marques Souza, Administração e Finanças - Marcos Aurélio Rodrigues Teixeira, Obras – Frei Chico, Desenvolvimento Social - Mirtes Cristina Pereira Costa Melo, Meio Ambiente e Agricultura - Miguel Monteiro de Souza, Saúde - Gilma Pereira Silva Teixeira, e, Esporte – Cultura e Comunicação – Nafitalino da Penha e Silva.
Estavam presentes também o Coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito de Itamaraju – Guilherme Teófilo de Assunção Filho, e os vereadores Jânio de Dal, Mazuk, Ju, Rubens do Hospital, Keu de Júlio Martins e Luiz Pita.
Comentários