Pedro da Campineira anuncia 30 milhões em obras para Itamaraju

Maior parte dos recursos é proveniente de emendas parlamentares do Deputado Federal Paulo Magalhães 

NILSON CHAVES

Em entrevista concedida nesta segunda-feira (04/07) ao programa Tribuna Popular da Rádio 99 FM, o prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares falou sobre vários assuntos, mas, a maior parte da entrevista foi mesmo direcionada às ações do ‘Governo de um novo tempo’ que devem ser realizada até o final de dezembro.


Para quem teve que se afastar por orientação médica, o prefeito Manoel Pedro demonstrou disposição e deixou claro que vai se empenhar para concluir o seu mandato e trabalhar para que todas as obras sejam realizadas em tempo recorde, “algumas já estão licitadas, essas a gente pode começar assim que a Caixa autorizar, as outras, em razão da legislação eleitoral, vamos abrir o processo licitatório tão logo termine as eleições”. Entre as obras já licitadas estão à pavimentação asfáltica completa do Bairro Tassizão e a pavimentação em blocos sextavados com drenagem profunda das ruas localizadas nas proximidades da Escola Crescer.

Durante a entrevista, o prefeito justificou ao radialista Sivaldo Miranda que a pavimentação da Rua Medeiros Neto e parte da Presidente Kennedy ainda não foi concluída por conta da chuva. A Medeiros Neto liga a Avenida Doutor José Joaquim Seabra (J. J. Seabra) à Rua Presidente Kennedy e, com a pavimentação, se tornará uma alternativa de retorno para os veículos que precisarem voltar para a região central. 


Demonstrando coerência e equilíbrio, o gestor admitiu publicamente que várias ruas e bairros de Itamaraju ainda precisam receber investimentos em infraestrutura, mas ponderou que seis anos de governo, apesar de ser um tempo razoável, acaba se tornando ínfimo se comparado com os 54 anos de problemas se acumulando. “Nesses seis anos, o que temos feito é trabalhar para resolver questões herdadas de um tempo que eu não era o prefeito”, disse, se referindo às dívidas deixadas por gestões passadas e ao grande número de ruas sem drenagem e pavimentação.

O prefeito, que conseguiu transformar a realidade de ruas e bairros abandonados e esquecidos por gestores que lhe antecederam (como os bairros Jaqueira, Canaã, Nova Liberdade e Primavera), antecipou que pretende realizar obras estruturais em todos os bairros do município, entre estes estão o Cristo Redentor, Várzea Alegre, Bairro de Fátima, Liberdade e Urbis-III, São Bernardo, Marotinho e Novo Prado. Esse último já tem um projeto aprovado para pavimentação de quase 100% de suas vias, “isso já é uma realidade, eu tenho uma dívida grande com o povo do Novo Prado, por isso, vou fazer questão de deixar a nossa marca também naquele bairro”, enfatiza.


E continua, “vamos pavimentar o trecho da Rua 7 de Setembro que falta, a rua principal do Bairro Itatiaia e a Rua Oiapoque no Marotinho, a emenda já foi aprovada e a licitação deve ocorrer logo depois das eleições”, pontua. Questionado sobre o pouco tempo que resta, seis meses, Pedro mais uma vez disse que vai se empenhar para que as obras sejam concluídas até o final do mês de dezembro, “mas aquelas que não forem entregues no meu governo, eu vou deixar tudo encaminhado para que o próximo gestor conclua”, garantiu, acrescentando que “o mais importante estará disponível”, disse, se referindo aos recursos.

Manoel Pedro ainda anunciou uma intervenção no cemitério do município, que vai funcionar como um paliativo até que o novo cemitério seja construído. “Vamos construir uma estrutura com 100 gavetas no nosso cemitério do Novo Prado, enquanto o município agiliza a documentação para fazer andar a obra do novo cemitério no Bairro Itatiaia”, ressalta. O novo cemitério, já planejado para atender a demanda de um município que está crescendo, será construído em parceria com a iniciativa privada e terá uma área destinada às pessoas carentes e a outra parte será destinada as pessoas com algum poder aquisitivo, que possam pagar pelos jazigos.

Convênio com a LFI

Para a alegria dos desportistas, o prefeito anunciou que vai assinar o convênio com a Liga de Futebol de Itamaraju, não com os valores que foram oferecidos no ano passado, mas com valores dentro das possibilidades do município. Isso vai garantir o andamento dos campeonatos municipais e também a participação da seleção de Itamaraju no Campeonato Intermunicipal de 2016.

Saúde

Pedro também destacou os investimentos que têm possibilitado avanços na Saúde, “nós temos que ter os pés no chão e reconhecer que a Saúde ainda está aquém daquilo que o povo de Itamaraju espera e merece, pra termos a Saúde Pública dos nossos sonhos, são necessárias mudanças profundas no sistema e no financiamento da Saúde, principalmente por parte dos governos Federal e Estadual, digo isso porque nós temos feito a nossa parte, temos procurado investir sempre mais que os 15% previstos em lei, temos reformado e construído PSF’s, fizemos várias intervenções no nosso Hospital Municipal e agora estamos equipando o HMI com equipamentos que nunca, em sua história, foram vistos ou usados aqui, porque nunca vieram, mas agora estão vindo graças à iniciativa do grande amigo de Itamaraju, que é o deputado Paulo Magalhães”, destaca, defendendo que esses equipamentos, orçados em R\$ 800 mil, vão dar melhor condição de trabalho aos profissionais de saúde que atuam no HMI.

Educação

Falando de Educação, Pedro destacou a reconstrução ou reforma de 17 unidades da sede e do interior do município, num investimento de aproximadamente R\$ 3 milhões. As primeiras escolas, o Centro Educacional de Itamaraju e o Reitor Edgard Santos, já tiveram as reformas iniciadas. De acordo com o prefeito, Itamaraju receberá nos próximos meses, investimentos da ordem de R\$ 30 milhões, a maior parte desses recursos proveniente de emendas parlamentares do deputado Paulo Magalhães. O prefeito encerrou sua entrevista se comprometendo em mudar um dos seus hábitos mais marcantes, o de não inaugurar as obras realizadas.


Comentários