Servidores da Educação participam de oficina de primeiros socorros com homens do 18º GBM de Teixeira de Freitas

NILSON CHAVES

Gestores, coordenadores, professores e pessoal de apoio de escolas municipais de Educação Infantil, Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, da sede e campo, do município de Itamaraju, bem como os articuladores por áreas do Ensino Fundamental Anos Finais e os alunos da Escola Municipal Otávio Mangabeira, participaram na manhã desta quinta-feira, dia 16, de uma oficina prática de primeiros socorros.


Idealizado pelos professores de Educação Física, sob a coordenação da articuladora da área, professora Rita Costa de Oliveira, o evento teve o apoio da professora Lourdes Marina – Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, e foi aberto oficialmente pela secretária municipal de Educação, professora Renilda Marques Souza.

Além da secretária de Educação, estavam presentes também, os secretários Benson Silva (de Esporte – Cultura e Comunicação) e Mirtes Cristina Pereira Costa Melo (do Desenvolvimento Social), além do prefeito interino, Luiz Mário da Silva Lima. 


A oficina foi ministrada pelo sargento BM, Jamildo Vilas Boas, auxiliado pelos soldados BM Guimarães e Nuno, todos do 18º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Teixeira de Freitas. Uma equipe dos Bombeiros Civis daquele município, formada pelos BC Márcio Ruas, Raiane Santos, Gisélia Campos, Maria Brito, Thais Brito e Tais Ruas, auxiliou os homens do 18º GBM nas práticas.

No início das atividades o Sargento BM Jamildo Vilas Boas, defendeu que essas práticas deveriam ser incluídas no currículo das séries iniciais do Ensino Fundamental, para que todos pudessem ter acesso àquelas informações. “Por intermédio do Projeto Escola de Prevenção, estamos levando capacitação as pessoas para que elas possam manter a chama da vida acesa nas situações que não estejamos presentes”, ressaltou o BM, acrescentando que com essa iniciativa, o 18º GBM (cujo comandante é o Major BM Roberto) forma comunidades que ele chamou de “resiliente, porque são pessoas capazes de ajudar, com pequenas ações e procedimentos, a salvar uma vida”, enfatiza.


As oficinas, direcionadas principalmente aos professores, foram de ‘Ressuscitação cardiopulmonar’, ‘Movimentação de vítimas’ e, ‘Estancamento de hemorragias e imobilização de fraturas’. Nelas os docentes puderam aprender um pouco mais sobre a detecção de sinais vitais, controle da coluna cervical, massagem cardíaca, técnicas de desengasgo e desobstrução de vias aéreas, bem como a improvisação de materiais como caderno, sandálias e até bonés na imobilização de uma vítima.

De acordo com a professora Rita, a ideia da realização da oficina surgiu durante as reuniões de planejamento na área de Educação Física, quando foram relatados pelos professores alguns episódios (contusões e quedas) que requereram cuidados com os alunos. “A partir daí percebemos a necessidade de estarmos preparados para saber lidar com essas situações”, conta Oliveira. A professora fez um agradecimento especial a Secretaria Municipal de Educação, a Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais e a Escola Municipal Especial da APAE pelo apoio dispensado.

O prefeito interino, Luis Mário, elogiou a iniciativa da professora Rita e dos demais professores e afirmou que essas ações, verdadeiramente, merecem o apoio incondicional da Prefeitura Municipal de Itamaraju.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju