Articulação de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju apresenta projeto na semana do Meio Ambiente

NILSON CHAVES

A Praça Castelo Branco, principal do município de Itamaraju, também conhecida como Praça da Rodoviária, recebeu a visita dos alunos das escolas municipais Otávio Mangabeira e Presidente Médici. Acompanhados de seus professores e dos professores articuladores por áreas do saber do ensino fundamental, os estudantes distribuíram sacolas de lixo e mudas de árvores (Pau Brasil, Jacarandá e Aíba) aos condutores que passavam pelo local.

 





A visita foi parte integrante do Projeto Interdisciplinar em Defesa do Meio Ambiente e a Favor da Vida, desenvolvido pela área de Ciências com o apoio dos articuladores por áreas do saber e coordenação de Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Itamaraju.

De acordo com a professora Nilsilane Nascimento da Silva, articuladora de Ciências do Ensino Fundamental, o objetivo do projeto é informar, alertar e sensibilizar as comunidades, escolar e local, quanto ao respeito e cuidados com o meio ambiente; possibilitando uma atitude ambiental urbana sustentável, e garantindo com isso, melhor qualidade de vida para as futuras gerações.





A coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Itamaraju, professora Lurdes Marina, que também estava presente, informou que 11 Escolas da Rede Municipal participaram do projeto. Ela fez questão de ressaltar o empenho dos articuladores na realização do evento. 

Os novos secretários, Renilda Marques Souza (Educação) e Miguel Monteiro de Souza (Meio Ambiente e Agricultura), acompanharam a visita. Miguel, inclusive, participou, juntamente com alunos e professores, da plantação de uma muda de Pau Brasil na Praça, próximo ao monumento ao Monte Pescoço. No final, os professores articuladores e a secretária Renilda fizeram a entrega simbólica de uma lixeira do projeto, que deverá ficar na Praça Castelo Branco.






Professora Nilsilane explicou que o projeto interdisciplinar não se resumiu apenas aquelas ações na Praça Castelo Branco, mas foi desenvolvido por um longo período em cada uma das 11 escolas participantes. “Essas escolas já estão a algum tempo desenvolvendo trabalhos com seus alunos nessa temática meio ambiente e essa semana acontece o que chamamos de culminância, que é a apresentação desses trabalhos”, pontua.

Para a apresentação dos trabalhos foi montado um cronograma de acompanhamento que começou na quarta-feira, dia 8, na Escola Municipal do Bairro Novo Prado; seguiu na quinta-feira (09/06) nas escolas Reitor Edgard Santos – José de Anchieta – Benedita Malaquias e Sizaltina Barbosa; sendo concluído na sexta-feira (10/06) nas escolas Liberdade, Presidente Médici, Maria D’Ajuda, Otávio Mangabeira e URBIS-II. 





















































































Comentários