Prefeitura de Itamaraju e Caixa Econômica Federal implantam oficina de violão no Conjunto Italage

ASCOM / SEDES ITAMARAJU


Quem foi a 4ª FEIRART realizada no último sábado (19) na Praça Castelo Branco pôde ver a apresentação de um coral formado por crianças do Conjunto Habitacional Italage. Além de cantar, elas também tocaram violão e arrancaram muitos aplausos durante a apresentação. Os meninos e meninas que se apresentaram, participam de uma oficina de violão que tem como instrutor o professor Bento Pires.



Essa oficina é apenas uma das iniciativas da Prefeitura Municipal de Itamaraju, por intermédio do Departamento Municipal de Habitação, e integra o Projeto Técnico Social no Bairro Italage, com ações sociais que beneficiam as famílias residentes. Com a oficina, estão sendo oportunizadas práticas musicais significativas a crianças e adolescentes, tendo o violão como foco.

Mas a ação também tem o objetivo de desenvolver a capacidade de instrumentista, oportunizar o prazer de tocar violão, particularmente dentro de um grupo, e desenvolver a habilidade de utilizar o violão na sua mais tradicional função, que é a de acompanhar instrumentos solistas, entre estes o vocal.

O projeto, que tem duração de seis meses, é executado pelo Departamento de Habitação com recursos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal em convênio com o município.





As atividades da oficina de violão iniciaram no mês de novembro, com a contratação de um músico instrutor e a utilização de violões emprestados e doados pela sociedade de Itamaraju. Um dos violões foi presenteado pelo cantor Canindé. A ajuda foi importante para que as atividades começassem de imediato, haja vista que para a compra dos violões a Prefeitura Municipal de Itamaraju precisava observar os prazos impostos pelos trâmites de um processo de aquisição por um órgão público.

Mas felizmente, neste mês de dezembro, a equipe do Departamento de Habitação e o setor de patrimônio do município realizou a entrega dos instrumentos que serão utilizados na atividade. Foram comprados 10 violões, sendo sete para adultos e três para crianças, o que deixou o professor Bento Pires muito feliz. 




As aulas acontecem no espaço da própria comunidade, e cada aluno participa de 02 aulas por semana gratuitamente. Importante ressaltar que esta atividade está sendo de grande relevância para as crianças e suas famílias. Neste sentido o projeto deseja assegurar a oportunidade por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã, favorecendo o desenvolvimento integral e social por meio da música, garantindo-lhes os direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. 

“Como impacto pretendemos assegurar a proteção, diminuindo o risco social e obtendo a melhoria no aprendizado e na qualidade de vida, promovendo o protagonismo dos adolescentes e contribuindo na formação desses alunos”, destaca a assistente social do Departamento de Habitação, Márcia Frazon.

Já a secretária de Finanças do município, Lucilene Curvelo, garantiu empenho pessoal e de sua equipe para que todas as ações previstas no projeto social aconteçam de forma plena, para que as crianças do Italage continuem sendo beneficiadas. Além da oficina de violão, o projeto social aprovado pela Caixa também contempla oficinas de futebol com participação de 60 crianças e adolescentes, e, oficina de capoeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio