Campineira entrega veículos à Secretaria de Desenvolvimento Social durante 4ª Feirart

Por Sulbahianews/Uinderlei Guimarães

O prefeito de Itamaraju, Pedro da Campineira, entregou neste sábado, 19 de dezembro, dois veículos para a Secretaria de Desenvolvimento Social do município com objetivo de dar maior condição para execução das ações da pasta junto à população carente local. O termo de entrega e recebimento foi assinado durante a 4ª edição da Feirart (Feira Cultural da Assistência Social). Este ano realizada no mês de dezembro em função do Natal, segundo explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Selmides Pereira (Bida).


Ainda segundo o secretário, assim que assumiu a pasta, solicitou um veículo para melhorar o trabalho em locais afastados da sede onde está um grande número de pessoas assistidas pela Secretaria, e o prefeito Pedro da Campineira acabou doando dois carros zero quilômetro completos, uma Doblô e um Pálio Weekend quatro portas, demonstrando sua preocupação com os menos favorecidos.

No entanto, esses dois veículos não são os primeiros da gestão Manoel Pedro. Logo que iniciou sua administração, foram adquiridos três veículos (dois automóveis e uma moto) para estruturação do Departamento Municipal de Trânsito. Depois disso foi comprada uma caminhonete para a Secretaria de Saúde, um veículo para o Conselho Tutelar e mais um automóvel para a Secretaria Municipal de Educação. Isso, sem falar nos ônibus do Programa Caminhos da Escola que também foram comprados em convênio com o Ministério da Educação. 

Durante seu pronunciamento, o prefeito fez questão de destacar a importância do planejamento, parabenizando o trabalho da secretária de Finanças do município, Lucilene Curvelo, fator contribuinte para que os recursos estejam disponíveis para atender setores primordiais da administração.

Para a secretária Lucilene, a aquisição desses novos equipamentos representa a capacidade da administração municipal em gerir recursos e canaliza-los para os âmbitos essenciais do município, “a Secretaria de Desenvolvimento Social atua em toda cidade e tem um papel importante junto à população carente, daí a importância de dar condições para que seja feito um trabalho de excelência”, comentou Lucilene.

A Feirart

Criada com o objetivo principal de mostrar os produtos confeccionados nas oficinas de programas sociais como CRAS e CREAS, o projeto de sucesso da secretaria de Desenvolvimento Social está em sua 4ª edição. Agora mais ampliado, com participação de expositores do município e de outras cidades, o evento se configura como uma oportunidade única para que artistas divulguem sua arte e artesão mostrem seus produtos, e, a sociedade, por outro lado, conheça o que temos de melhor em Itamaraju. Este ano a Feirart foi realizada em dezembro, aproveitando o Natal, época em que o comércio está aquecido e a geração de renda é mais propícia.

Segundo o secretário Bida, pelo menos 65 expositores foram credenciados para a feira. Ele explica que o primeiro foco era trabalhar com artesãos que prestam acompanhamento junto aos projetos assistenciais, entretanto, diante da demanda o trabalho se expandiu em uma parceria com a Associação de Artesãos de Itamaraju. Artistas com trabalhos individuais agora também participam do projeto estabelecendo um contato inicial com o consumidor, ou seja, a geração de negócios pode ser feita durante ou posterior ao evento.

A secretária Lucilene destaca que o projeto é de grande relevância porque além de estimular os artesãos, a Feirart abre espaço para outras apresentações estimulando os artistas da terra. Ainda segundo a secretária, o município já estuda a possibilidade de uma edição regional que reúna artistas e expositores de todo extremo sul, expandindo o evento e revelando talentos que ainda não ganharam espaço.

Ao comentar as oficinas dos projetos sociais e artistas individuais, Lucilene ressaltou o trabalho da costureira Tatiana Oliveira, que desenvolve um trabalho de alta costura considerado uma verdadeira obra de arte.

Homenagem

Também na tarde deste sábado, Lucilene Curvelo recebeu um certificado de agradecimento da APAE pelo apoio dado a Associação. Desta feita a homenagem partiu dos meninos que participam do Grupo de Capoeira com o contramestre Carrapicho, que doaram, inclusive, uma camiseta do grupo à secretária. De acordo com a direção, o apoio dado pela administração deu condições de um trabalho mais digno aos assistidos e proporcionou o reconhecimento das federações Estadual e Nacional das APAEs.

Ainda falando de Artistas

Como dizem os grandes especialistas na categoria esportiva, os grandes jogadores nascem dominando a arte de jogar futebol. Durante a Feirart, Pedro da Campineira conheceu dois talentos de Itamaraju que atualmente atuam em grandes times do país. Um destes, descoberto por conta do incentivo municipal ao futebol dado à Liga local. Os atletas Narciso Travezani, jogador do Bahia e Bruno Assis, do São Paulo, receberam os cumprimentos do prefeito e da secretária Lucilene.

A 4ª Feirart foi abrilhantada pelas apresentações culturais dos meninos e meninas da oficina de violão desenvolvida no Italage com o apoio da Prefeitura Municipal; Grupo 100% Capoeira formado por alunos da APAE e coordenado pelo contramestre Carrapicho; Grupo de capoeira Arte dos Negros do mestre Rozeno; Ginga e Expressão mirim com o projeto bom de dança bom de escola do professor Pelé; Dj Ciso; e Serginho Mimoso com o grupo Lamba Hits.

Durante a feira, as crianças puderam brincar nos brinquedos armados na praça (pula-pula e tobogã inflável) e cumprimentar o Papai Noel que também se fez presente e distribuiu brindes aos pequeninos. Toda estrutura, incluindo o barracão, palco, som e iluminação, foi oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, promotora do evento em parceria com a Secretaria de Cultura – Esportes e Comunicação.

Participaram ativamente, as equipes do CRAS-I e CRAS-II, CREAS, SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Bolsa Família, SineBahia e Conselho Tutelar de Itamaraju. Entre os expositores estavam a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), CCI (Centro de Convivência do Idoso) e o escritor itamarajuense Joaquim Nunes dos Santos, que levou para o evento a sua obra ‘Vencendo Preconceitos’.

MAIS FOTOS
Click para ampliá-las!!!

Comentários