Itamaraju vence primeiro jogo das quartas de final contra Catu no Barbosão

NILSON CHAVES

Com o Estádio Municipal Juarez Barbosa completamente lotado, a seleção de Itamaraju fez mais uma bela apresentação diante de sua torcida, dando um importante passo para classificação rumo a semifinal do Intermunicipal 2015. Com gols de Igor Tanquinho e Rone Serrinha marcados na etapa final, Itamaraju venceu o selecionado de Catu, cidade da região metropolitana de Salvador, por dois tentos a zero, no jogo de ida das quartas de final.


Em pensar que aquela festa linda feita pela torcida poderia não ter acontecido por conta da derrubada de parte do alambrado na partida do domingo anterior contra a seleção de Itororó. É bem verdade que a estrutura estava mesmo debilitada, mas ela só veio abaixo depois que torcedores mais empolgados se penduraram no alambrado, primeiro para protestar contra um gol mal anulado e depois para comemorar o gol da seleção de Itamaraju já nos acréscimos do tempo regulamentar.

O fato é que apesar de a torcida ter dado um exemplo de educação e espírito esportivo, e, não ter invadido o campo na ocasião da derrubada do alambrado, porque isso prejudicaria demasiadamente a seleção dona da casa, aqueles pilares derrubados, cerca de 10, se constituíam em razão de sobra para que a Federação Baiana de Futebol interditasse o Barbosão. Felizmente a Prefeitura de Itamaraju mais uma vez foi eficiente e resolveu o problema em tempo recorde, levantando novos pilares no lugar dos que haviam caído e impedindo que o jogo tivesse que ser disputado em outra cidade. 

O jogo

A partida começou com a seleção local tomando a iniciativa, criando inclusive algumas situações de gol, principalmente com Diogo pela esquerda, mas encontrava dificuldade por conta da forte marcação adversária. Itamaraju procurava o gol, mas com muita cautela pra não ser surpreendida com um contra-ataque de Catu. A impressão que ficava era a de que Itamaraju, no primeiro tempo, parecia estudar a seleção visitante.


A etapa inicial terminou em zero a zero e, no intervalo, o técnico Jaime Braga conversou com os jogadores, A seleção voltou atacando com mais objetividade sem dar descanso para a zaga catuense. O prefeito Manoel Pedro e a secretária Lucilene Curvelo, presentes no Barbosão, viram Itamaraju voltar para a etapa final a todo vapor e, logo aos 4 minutos da etapa complementar, Itamaraju pressionou a saída de Catu, o jogador Vitamina roubou a bola e lançou Igor Tanquinho, a zaga cochilou, ficou esperando a marcação de um impedimento que o auxiliar Antônio Lacerda de Jesus, de Coaraci, não viu. Tanquinho avançou e chutou cruzado no canto superior direito do arqueiro Vinícius, a bola ainda tocou na trave antes de entrar. 

Os jogadores de Catu foram pra cima do auxiliar reclamar de impedimento, mas ninguém estava em posição mais privilegiada que o auxiliar, nem o próprio árbitro, Guilard Giulius Cicero Alves – de Salvador, tinha visão tão favorecida. A seleção de Catu sentiu o gol e também a falta de preparo físico dos seus jogadores, com a maior parte do plantel se arrastando em campo e alguns caindo com cãibras. Vale destacar que Catu jogava sem o seu artilheiro, Fábio Dias dos Santos (Dondon), meia atacante de muita qualidade, de acordo com o professor Jaime Braga. Dondon estava pendurado, mas no próximo jogo já estará liberado.

Itamaraju percebeu o bom momento no jogo e foi pra cima. Jaime Braga tirou Vitamina para a entrada de Esquerdinha e colocou Vander no lugar de Caíque. O selecionado local ficou ainda mais ofensivo e, aos 29 minutos da etapa final, chegou ao segundo gol com Rone Serrinha. Ele recebeu um passe açucarado de Tanquinho, que podia ter experimentado, mas preferiu tocar para o companheiro numa jogada que começou pela esquerda, com Esquerdinha.

Nos instantes finais Guel ainda entrou no lugar de Diogo e Jhonny Herrera no lugar de Tanquinho, mas o jogo terminou mesmo em dois tentos a zero para a seleção de Itamaraju. Uma boa vantagem, mas para o técnico da seleção local nada está ganho, “vamos ter os pés no chão com a consciência de que ainda temos o jogo de volta, precisamos entrar concentrados para conseguirmos o resultado e a classificação para a próxima fase”, disse Braga.

Com o resultado obtido em seus domínios, Itamaraju pula da oitava para a segunda posição, já que foi uma das duas seleções que venceram seus primeiros compromissos nas quartas de final. A outra vitoriosa foi Santo Amaro que venceu Santo Antônio de Jesus, jogando fora de casa, por 4x1. Completando as quartas de final, Remanso e Uruçuca, ficaram no 0x0, enquanto Eunápolis e Feira de Santana ficaram no 1x1.

Comentários