Intermunicipal 2015: Liga de Itamaraju espera 3 mil torcedores no Barbosão neste domingo
Liga de Futebol de Itamaraju impetra ação no TJDF/BA pedindo cancelamento de partida realizada em Uruçuca
NILSON CHAVES
A Liga de Futebol de Itamaraju (LFI) ingressou com uma ação no Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Bahia – TJDF/BA, pedindo o cancelamento da partida realizada no Estádio Municipal de Uruçuca domingo passado (15/11), válida pela semifinal do Intermunicipal 2015. A informação foi confirmada pelo presidente da Liga itamarajuense, Samuel Fonseca Dias (Pelé) e pela secretária de Finanças do município, Lucilene Curvelo, durante entrevista concedida à Rádio 99 FM.
Lucilene Curvelo ao lado do técnico Jaime Braga |
Por conta dos inúmeros erros cometidos pelo trio de arbitragem escalado pela Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF/BA) no apagar das luzes, às 14 horas da sexta-feira que antecedeu a partida, a atuação dos árbitros acabou sendo o questionamento principal da ação impetrada no TJDF/BA. Para o presidente da Liga de Itamaraju, o árbitro Edvalter Marinho dos Santos não poderia ter sido escalado para a partida, porque é de Ubaitaba, cidade distante 45 quilômetros de Uruçuca. “Com tantos árbitros na Federação porque se escolheu exatamente um árbitro da região de Uruçuca, é por isso que deu no que deu”, argumenta Pelé.
O fato de a escalação dos árbitros só ter saído às 14 horas de sexta-feira também é muito estranho, de acordo com o dirigente. “Eles lançam a escalação da arbitragem nos instantes finais do expediente da Federação e aí não dá tempo de questionar ou recorrer, parece até que fazem de propósito para não dá tempo”, argumenta. Além do árbitro, o assistente número 2 escalado pela Comissão de Árbitros, o senhor Antônio Carlos Conceição Ferreira, que é de Feira de Santana, cometeu vários erros que prejudicaram a seleção de Itamaraju, inclusive não marcou impedimento em um dos gols de Uruçuca e assinalou vários impedimentos que não existiram contra Itamaraju. O assistente também foi decisivo na expulsão do jogador Esquerdinha da equipe visitante.
Durante a entrevista concedida ao radialista Sivaldo Miranda, o presidente Pelé lamentou o que aconteceu em Uruçuca e deu uma informação ainda mais escabrosa, quando afirmou que a prefeita de Uruçuca, Fernanda Santos da Silva (PT), teve acesso irrestrito à sala destinada aos árbitros, o que não é permitido nos jogos do Intermunicipal.
Para a secretária de Finanças, Lucilene Curvelo, o que aconteceu em Uruçuca pode ser definido com uma única palavra, Injustiça. Durante a entrevista Lucilene fez questão de deixar claro que não estava ali como secretária, mas como uma cidadã de Itamaraju e, como tal, torcedora apaixonada pela nossa seleção e disposta a se empenhar para combater a grande injustiça cometida em Uruçuca.
“Em 2012 fui escolhida a madrinha da seleção quando o presidente da Liga ainda era o pastor Orlando, agora recentemente a Liga me nomeou sua presidente de honra, então a minha responsabilidade aumenta, por isso decidimos sim questionar no TJDF os atos de um árbitro que mora muito próximo de Uruçuca, atos que prejudicaram nossa seleção, porque se não houvesse aquela expulsão Itamaraju tinha toda condição de empatar e até virar o jogo, porque nossa equipe tem futebol pra isso”, disparou.
Além dos erros de arbitragem em campo, inclusive com a não marcação de um pênalti para Itamaraju, houve também tratamento hostil contra os torcedores da seleção do extremo sul, inclusive com um vereador do partido da prefeita atirando latinhas de cerveja na torcida visitante e os policiais que, ao invés de defender os torcedores, fez o contrário, reprimiu a torcida de Itamaraju usando spray de pimenta. Esse gás atingiu o olho de um torcedor que teve sua visão comprometida em cerca de 40%, segundo laudo médico apresentado. E, além de tudo isso, ainda houve o desabamento parcial da arquibancada destinada à torcida de Itamaraju. Esse conjunto de coisas por si só já é motivo de sobra para que a FBF descredencie o Estádio Municipal de Uruçuca.
Pelé contou durante sua participação no Programa Tribuna Popular da Rádio 99 FM que ligou para o presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF/BA), senhor Wilson do Espírito Santo Paim, para solicitar que fosse escalado um árbitro do extremo sul para o jogo deste domingo (22/11), já que no jogo passado o árbitro era de uma cidade vizinha a Uruçuca. A resposta que Pelé teve foi uma ligação do próprio presidente da Federação Baiana de Futebol, senhor Ednaldo Rodrigues Gomes, querendo uma satisfação por conta da solicitação feita ao presidente da comissão de árbitros. Segundo Pelé o presidente da FBF foi ríspido e até ameaçou tirar Itamaraju da competição.
Para o jogo deste domingo no Estádio Municipal Juarez Barbosa, a Comissão de Árbitros escalou para apitar a partida, o senhor Moisés Ferreira Simão, da cidade de Maracás, localizada na região de Jequié. Os assistentes são Azoane Pereira Dias Júnior (Belmonte) e Luiz Adail Rossi (Teixeira De Freitas). Os quarto e quinto árbitros, respectivamente, são Edinaldo Vasconcelos Ribeiro (Itabuna) e Uenes Aparecido Domingues de Jesus (Itamaraju).
O presidente Pelé, assim como a grande maioria da torcida itamarajuense, está confiante de que Itamaraju pode reverter o placar do domingo passado (3 x 0 para o time da casa) e conquistar o tricampeonato no Intermunicipal. Para o presidente, a equipe de Itamaraju não é equipe para tomar 3 gols de Uruçuca, isso ocorreu por conta de vários fatores sendo o mais preponderante, a expulsão do jogador Esquerdinha. “Vamos provar domingo que nossa seleção tem plantel, tem bons jogadores, que sabem jogar bola, vamos vencer e vencer bem”, disse Pelé.
Para ele, mesmo com todo o apoio dado pela atual gestão, o que comprova as boas campanhas da seleção local nas últimas edições do Intermunicipal, a equipe até aceitaria deixar a competição nessa fase, “se fosse desclassificada dentro de campo por uma seleção superior a nossa, mas não dá pra aceitar ter a seleção desclassificada por interferências de terceiros”, desabafou.
Ao contrário do simplório estádio de Uruçuca, onde as residências ficam coladas nos limites da praça esportiva e de dentro de suas varandas os moradores assistem ao jogo sem pagar e ainda criam clima de instabilidade dentro do estádio; o Barbosão oferece uma das melhores estruturas, em se tratando de estádio de futebol, do interior da Bahia.
O problema maior do Barbosão que era o alambrado já foi resolvido. A Prefeitura mostrou eficiência, não só consertando os pilares que havia caído, mas determinando uma avaliação da engenharia do município para que os pilares que estivessem com sua estrutura comprometida fosse também derrubados e reconstruídos. Com isso, aproximadamente 40 pilares de sustentação do alambrado foram reerguidos em tempo recorde. O Barbosão é um dos poucos do interior que tem acesso do vestiário ao campo pelo subsolo, tem também um dos melhores gramados do interior do estado, com moderno sistema de drenagem e irrigação controlada eletronicamente. Portanto, de acordo com a torcedora ilustre de nossa seleção, Lucilene Curvelo, a torcida de Uruçuca pode vir tranquila que o povo de Itamaraju é ordeiro e o estádio tem estrutura para uma partida do Intermunicipal.
Já o professor Jaime Braga, técnico da seleção de Itamaraju, afirmou que o elenco está muito motivado e ansioso para que comece a partida, “eles estão encarando esse jogo como o jogo da vida deles, um jogo que pode entrar para a história da vida deles e pra história do próprio município de Itamaraju”, disse o técnico. Sobre a expulsão de Esquerdinha, Braga está confiante de que o grupo vai render da mesma forma porque, segundo ele, no plantel da seleção de Itamaraju todos são titulares, “nós trabalhamos com um grupo, e nesse grupo não tem reservas, todos são titulares”, pontua. Braga e toda a comissão técnica da seleção de Itamaraju receberam na tarde de sexta-feira (20) a visita de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que também foram levar seu apoio e carinho aos jogadores da seleção.
Retrospecto favorável
A seleção de Itamaraju estreou no Intermunicipal em 1991 e de 1992 para cá, essa é a nona vez que Itamaraju chega entre as quatro melhores e a décima primeira entre as oito melhores seleções do campeonato. Nas últimas três edições do maior campeonato de futebol amador disputado no país, Itamaraju chegou a semifinal. É bicampeã do certame, levantou o troféu em 2002 e 2004, jogando contra as seleções de Euclides da Cunha e Cachoeira, respectivamente.
Um dado importante é que nas duas vezes em que chegou a final, a seleção de Itamaraju levou o título. No Intermunicipal desse ano, Itamaraju está invicta em seus domínios, não perdeu nem empatou jogando no Barbosão. Venceu todos as sete partidas disputadas aqui e, como mandante, jogando no Barbosão, não tomou gol. O único gol sofrido no Barbosão esse ano foi contra a seleção de Prado, mas o mando de campo era deles. Esses dados fazem de Itamaraju uma seleção imbatível quando joga diante de sua torcida apaixonada e enlouquecida.
O que faz essa torcida acreditar numa reviravolta e numa goleada de Itamaraju sobre Uruçuca é também o fato de que Itamaraju já aplicou três goleadas no Barbosão nesse Intermunicipal, duas destas contra a seleção de Prado (3 x 1 e 3 x 0), que, diga-se de passagem, conseguiu vencer e dar trabalho a seleção de Eunápolis. A outra goleada foi contra a seleção de Luís Eduardo Magalhães, por quatro tentos a zero. A partida entre a seleção de Itamaraju e a seleção de Uruçuca será às 15 horas deste domingo, dia 22 de novembro, e a Liga local espera o comparecimento de aproximadamente 3 mil torcedores ao Barbosão, já que muita gente das cidades vizinhas têm sinalizado que vem ao estádio se juntar a torcida de Itamaraju e apoiar a seleção local.
Comentários