Convênio assinado entre APAE e PMI assegura recursos para a entidade

NILSON CHAVES

Um convênio (005/2015) assinado nesta terça-feira (03/10) entre a Prefeitura Municipal de Itamaraju e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) garantiu à entidade o repasse de R$ 13.623,12. A APAE, como todos sabem, é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, que sobrevive graças às contribuições de setores da sociedade e dos convênios firmados com o município de Itamaraju.


De acordo com a secretária de Finanças, Lucilene Curvelo, o valor do convênio foi repassado à entidade de forma integral. A secretária Lucilene, que já recebeu uma placa como homenagem pelo apoio incondicional às ações da APAE em Itamaraju, mais uma vez foi homenageada pela presidente da instituição, Jaqueline Fonseca da Silva. Citando as parcerias firmadas com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, Jaqueline fez questão de destacar que foi Lucilene quem abriu as portas do município para a entidade.



Carnaval da APAE
Quando a atual presidente da instituição assumiu o cargo no início do ano passado, enfrentou várias dificuldades com o novo desafio e bateu em várias portas. Segundo Jaqueline, ninguém foi tão receptiva quanto à secretária de Finanças, “Lucilene não mediu esforços para nos ajudar, fez além das suas possibilidades e contribuiu de forma decisiva para que a APAE de Itamaraju funcionasse da melhor forma possível, hoje a APAE é uma das referências da Federação das APAES no estado da Bahia, graças ao apoio parceiros como Lucilene, que abraçou a causa apaeana”, destaca a presidente.

Ainda de acordo com Silva, a Prefeitura Municipal de Itamaraju sempre dá sua contrapartida nos convênios, mantem 40 servidores atuando na APAE (com exceção da presidente que presta serviço voluntário) e recentemente doou a entidade um micro-ônibus. O ato de doação ainda será oficializado, mas o micro-ônibus já está à disposição da instituição, que arca com as despesas de combustível e manutenção. Isso só é possível graças à capacidade administrativa da secretária Lucilene, que mesmo diante da crise financeira, tem conseguido garantir os repasses dos convênios firmados. 


São João da APAE
Criada em 1987 e localizada à Rua Antônio Fontes Mascarenhas, 589, no Bairro de Fátima, a APAE atende a cerca de 250 crianças na Escola Especial Antônio Francisco Lisboa, que homenageia com seu nome o importante escultor, entalhador e arquiteto mineiro do Brasil colonial, Aleijadinho. Na escola são oferecidos aos deficientes atendimento pedagógico e tratamento de reabilitação, com equipe que tem fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta, monitor de educação física, auxiliar de fisioterapia, Pedagoga e Assistente Social.

Cumprindo seu papel social, a APAE realiza visitas domiciliares e também agiliza toda a documentação para obtenção de benefícios pelas famílias de deficientes bem como emissão da carteirinha do deficiente, tanto a municipal quanto a intermunicipal. Também são oferecidos aos alunos cursos de dança e capoeira, e atividades físicas esportivas como futsal, futebol e handebol. As crianças, jovens e adultos atendidos na APAE de Itamaraju têm também aula de informática diariamente. 




A presidente Jaqueline aproveitou a oportunidade para agradecer a todas as pessoas que tem contribuído para a manutenção dos serviços oferecidos pela APAE de Itamaraju, “a APAE está aberta a novas contribuições, qualquer ajuda é sempre bem vinda”, ressalta. Além dos convênios assinados com os órgãos públicos, a entidade também recebe a ajuda dos Sócios Amigos Contribuintes e também do Poder Judiciário, que destina valores oriundos de multas ou punições estipuladas para pequenos crimes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju