Secretário Municipal do Desenvolvimento Social se reúne com coordenadores e técnicos de programas

NILSON CHAVES

Cerca de 30 técnicos e/ou coordenadores de programas e serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Itamaraju, participaram de uma reunião realizada na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS-II) no bairro Liberdade, com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Selmides Sousa Pereira (Bida). A reunião, chamada de “Reunião Ampliada” serviu para promover um momento de interação entre todos os coordenadores de programas e serviços, e os técnicos que atuam nesses programas.


O encontro começou por volta das 8 horas de sexta-feira (23/10) e só terminou no final da tarde. Na primeira parte da reunião foi feita uma avaliação de cada programa apresentada pelos seus coordenadores e técnicos, depois houve uma conscientização quanto ao cumprimento dos prazos para emissão e envio de relatórios e obrigações de cada programa. Foi falado também sobre as capacitações que alguns técnicos tiveram recentemente em Lençóis e Eunápolis, onde foram passadas mudanças ocorridas dentro das políticas públicas voltadas para a assistência social. Desse modo se fazia necessário que cada coordenador de programa, que não teve a oportunidade de participar dessas capacitações, também tomasse conhecimento do que foi tratado nos dois encontros.

O secretário Bida, idealizador da reunião, contou que sentiu a necessidade de uma conversa mais ampla com todos os programas de forma que o coordenador ou técnico de um determinado programa viesse a conhecer a realidade dos demais programas, “nós somos uma rede e sempre um técnico de um programa se vê na dependência dos serviços oferecidos por outro programa, então é importante que cada técnico ou coordenador possa ter conhecimento do que pode ser feito e não pode ser feito pelo outro programa”, explica o secretário. 


A Reunião Ampliada da Secretaria de Desenvolvimento Social serviu também para detectar as dificuldades e eventuais gargalos enfrentados por cada programa e, dessa forma, começar a trabalhar na busca de soluções para estas dificuldades. “O objetivo principal é melhorar os serviços de assistência social oferecidos à comunidade itamarajuense, precisamos nos esmerar ao máximo para que o nosso cidadão possa ser atendido da melhor forma possível e saia da Secretaria com o seu problema resolvido e se não for resolvido que ele saiba também porque não foi, precisamos otimizar os serviços oferecidos”, destaca Bida.

Para o secretário, apesar da crise e das dificuldades impostas aos municípios, os serviços sociais não estão sendo prejudicados, “temos uma equipe comprometida e muito responsável, é essa equipe que tem feito à diferença, tem encontrado caminhos para driblar nossas limitações e atender as comunidades, sobretudo as mais carentes, da melhor forma possível”, pontua.



Isso foi reafirmado pela coordenadora Nilzete, do CRAS-I, localizado no Bairro Várzea Alegre. Ela contou que recentemente a unidade do Centro de Referência da Assistência Social recebeu a visita de técnicos de Salvador e eles elogiaram a forma pela qual os cursos e oficinas estão sendo tocados e a organização dos arquivos e ficheiros de documentos, “daqui esses técnicos foram para Prado e lá falaram bem dos serviços oferecidos pelo nosso CRAS, tanto que dias depois, técnicos do CRAS de Prado nos procuraram para saber como estávamos tocando os cursos e oficinas por aqui”, conta Nilzete.

Outro ponto destacado por Nilzete e coadunado por Fernanda (coordenadora do CRAS-II) foi quanto ao crescimento do número de idosos atendidos pelos Centros, “os idosos chegam aqui e acabam se apegando aos técnicos e voluntários, nós acabamos nos tornando a segunda família deles e isso é gratificante”, contou Fernanda durante a reunião. Ainda de acordo com as coordenadoras, muitos idosos se inscrevem nos cursos e oficinas, não para obterem uma renda extra com a confecção dos materiais, mas para participar como em uma terapia ou passa tempo, “eles se sentem sozinhos em casa, então vêm pra cá e aqui são recebidos da melhor forma possível”, conta Fernanda. 



Os técnicos também ressaltaram o fato de que hoje existe uma maior interação entre as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, “a rede está funcionando e nós do CRAS, CREAS, Serviço de Convivência, Casa de Passagem, entre outros programas, estamos tendo prioridade para o pessoal atendido aqui quando levamos esse pessoal para o Hospital Municipal ou para a Policlínica, isso é muito gratificante”, avaliou um dos técnicos. Dessa forma todos puderam partilhar suas experiências, quer sejam dificuldades enfrentadas, ou ações bem sucedidas de cada programa.

Outra reunião como essa será agendada até o final do ano para o planejamento das ações que vão ocorrer em 2016, mas o secretário Bida já deixou escapar que, no ano que vem, essas reuniões devem ocorrer com maior frequência, “talvez de forma trimestral ou bimestral, mas vamos fazer”, conclui.

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