Mutirão da Prefeitura Municipal de Itamaraju leva estrutura de governo para o distrito de Nova Alegria
NILSON CHAVES
A população de Nova Alegria, distrito de Itamaraju distante 60 quilômetros da sede, recebeu durante todo o dia de sexta-feira (16/10) a presença de grande parte da estrutura administrativa do município. De acordo com a secretária municipal de Finanças, Lucilene Curvelo, essa não foi uma ação isolada de uma ou outra secretaria, mas um mutirão de serviços públicos englobando várias secretarias. “A estrutura de governo que atua na sede do município, onde a demanda de serviços é muito maior, foi quase toda trazida para Nova Alegria”, disse Curvelo.
Além da secretária de Finanças, estavam presentes os secretários de Meio Ambiente – Solange Chagas, e Desenvolvimento Social – Selmides Souza Pereira (Bida). Bem como o diretor de Obras do município – José Gonçalves de Souza Neto. Dessa forma, cada secretaria ofereceu no local, serviços que só são oferecidos em suas sedes. A população de Nova Alegria aprovou a iniciativa que deve ocorrer mais vezes naquele distrito e nas demais localidades.
Por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social foram levados os serviços de emissão de carteira do idoso, passe livre do deficiente, cadastramento e recadastramento no Bolsa Família, atendimento com as equipes do CREAS, CRAS, Coordenação do Programa Bolsa Família e PET. A presença dos programas possibilitou atendimentos com assistente social, psicóloga, encaminhamento para emissão da Certidão de Nascimento e para o benefício BPC. Cerca de 150 famílias foram atendidas.
No PSF de Nova Alegria, servidores da Saúde, entre estes enfermeiras, faziam coleta de sangue para PSA (próstata), glicemia, aferição de pressão para diabéticos e hipertensos, e, exame preventivo para mulheres. Foram também oferecidas vacinas para adultos e crianças.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente que engloba a Pasta da Agricultura fez a distribuição de alevinos aos pequenos produtores do entorno daquela localidade. Já a Secretaria Municipal de Obras levou os serviços de capina com retirada de entulhos, troca de lâmpadas queimadas e reparos estruturais em algumas vias. A Polícia Militar também esteve presente realizando palestras aos moradores do distrito sobre prostituição e drogas. As palestras foram ministradas pelo Aspirante a Oficial PM Daniel Bohana.
A secretária Lucilene destacou que foram feitos inúmeros serviços e o município conseguiu em um dia dar uma resposta imediata aos principais anseios e demandas da comunidade de Nova Alegria. Os serviços que não puderam ser feitos durante o mutirão foram agendados para os próximos dias.
Para a secretária, o fato de Itamaraju ter um território muito extenso, com muitas comunidades, assentamentos e agrovilas, dificulta a assistência do município, mas com esses mutirões a Prefeitura Municipal de Itamaraju vai estar presente em cada um dos povoados e distritos, “o que estamos fazendo aqui e vamos fazer nas demais localidades, é possibilitar que a estrutura da sede do município seja trazida para o interior (...) tornando isso rotineiro nós vamos atender as necessidades de cada comunidade”, enfatiza.
Lucilene fez questão de visitar vários moradores de Nova Alegria para ouvir destes quais seriam as demandas ou necessidades mais urgentes. Depois, na Escola Municipal Valter Carvalho, teve a oportunidade de falar com o povo do distrito, considerado o maior do interior de Itamaraju.
Durante sua fala, a secretária de Finanças citou a crise que assola o país afirmando que mesmo com as dificuldades o prefeito Manoel Pedro tem feito os ajustes necessários para garantir que os salários dos servidores e os fornecedores do município sejam pagos em dia. “Vocês são testemunhas de que mesmo com a crise, os serviços essenciais e prioritários não estão deixando de ser feitos”, disse se referindo a coleta de lixo, limpeza e iluminação pública, como também os serviços de saúde e assistência social.
Comentários