Iniciativa de acadêmicos da FACISA proporciona recuperação da pediatria do HMI
NILSON CHAVES
Depois de passar 400 horas dentro do Hospital Municipal de Itamaraju (HMI) percorrendo todos os setores da unidade para cumprir carga horária da disciplina Estágio Supervisionado II, oito alunos do 10º semestre do curso de enfermagem da FACISA/CESESB deixaram a unidade com a sensação de dever mais que cumprido. Eles fizeram a diferença. Numa atitude inédita, os acadêmicos retribuíram o aprendizado absorvido e a convivência com a equipe do HMI durante esse período com um grande presente, a reforma completa da pediatria da unidade.
Para realizar o feito, os futuros enfermeiros procuraram políticos, vereadores, empreendedores e pessoas da comunidade que, deram sua contribuição, quer seja com valores em dinheiro, com material ou com o serviço, como foi o caso dos pedreiros voluntários que trabalharam na recuperação e pintura das paredes e portas da pediatria.
De acordo com a estagiária Gabriella Souza Nascimento, 23 anos, essa iniciativa propiciou um setor de pediatria mais alegre, com paredes coloridas e decoradas com as cores e motivos infantis. “Alguns móveis foram adquiridos, outros, como os antigos berços de metal, foram reformados, pintados e decorados. Uma brinquedoteca foi montada no local e kits com roupas e fraldas descartáveis foram montados para serem distribuídos aos pacientes mais carentes”, pontua a acadêmica.
A coordenadora do Hospital Municipal de Itamaraju, enfermeira Cristina Moreau, não escondeu sua felicidade com a realização do mutirão. “Nós não podemos ser técnicos apenas, mas temos que ter também a sensibilidade para valorizar o ser humano e saber acolher, por isso para mim é motivo de orgulho ser membro da FACISA, mesmo diante da crise que assola o nosso país e o nosso município vocês conseguiram tocar almas que vieram a contribuir com tudo o que foi feito aqui”, disse.
Para o coordenador de Enfermagem da FACISA, David Reis, a turma compreendeu o real sentido do que é ser enfermeiro, por ter tido olhar crítico e ter percebido uma necessidade e depois se empenhado em buscar uma solução para o problema. A supervisora do Estágio, Marilia Portugal, fez coro com o colega, destacando os inúmeros benefícios que serão proporcionados aos pequenos pacientes do HMI pela atitude dos oito alunos.
A nova pediatria foi entregue na tarde desta terça-feira (06/10) com uma oração e logo depois houve apresentação de voz e violão, com Eusângela Lima e Izack cantando canções evangélicas. Em seguida foi servido um coffee break aos participantes da solenidade.
Comentários