CREAS de Itamaraju participa de Encontro dos CREAS do extremo sul em Porto Seguro

NILSON CHAVES

O encontro de representantes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) do extremo sul realizado no auditório da Secretaria de Administração de Porto Seguro, na última sexta-feira (16/10), contou com a participação do CREAS de Itamaraju. 


A coordenadora do Centro local, Celidalva Brito, participou do encontro e fez apresentação aos representantes dos demais municípios de todas as atividades desenvolvidas pelo CREAS de Itamaraju. A atuação do CREAS itamarajuense foi elogiada pela técnica estadual Lúcia Carvalho, que esteve no município recentemente.

Além do município sede, Porto Seguro, e de Itamaraju, estavam representados pelos seus técnicos e coordenadores os CREAS de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Itabela e Santa Cruz Cabrália. Segundo Celidalva, os profissionais que atuam no CREAS de Itamaraju não puderam estar em Porto Seguro, por conta da ação que aconteceu em Nova Alegria com a participação de toda a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itamaraju.


Ainda de acordo com a coordenadora do CREAS de Itamaraju, o evento em Porto Seguro teve como objetivo aproximar os profissionais que atuam nos serviços ofertados pelos CREAS da região, fortalecer os vínculos e estreitar as relações com a troca de experiências entre eles. 

“Sem dúvida, o encontro dos CREAS do extremo sul foi uma iniciativa positiva para o fortalecimento das relações entre os profissionais, para que possamos atuar com a efetividade das políticas públicas de garantias dos direitos socioassistenciais”, enfatiza Brito.


Entre as ações e projetos desenvolvidos pelo CREAS de Itamaraju apresentados em Porto Seguro estava à iniciativa dos técnicos locais adotada em 2011 durante o encontro dos CREAS ocorrido em Itamaraju, quando foi aprovado o ‘Projeto Mobilização Verão’, que foi e continua sendo realizado não só em Itamaraju, mas em vários municípios da região no período do verão. O Projeto desenvolvido pelos técnicos de Itamaraju tem a finalidade de proteger crianças e adolescentes da exploração sexual.

Durante o encontro dos CREAS, os participantes assistiram palestra de Lúcia Carvalho, técnica da Secretaria de Justiça – Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) sobre o tema "Acompanhamento Familiar no PAEFI- Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos".


Vale destacar que a participação do CREAS de Itamaraju no encontro regional de Porto Seguro e em vários treinamentos ou capacitações ocorridas em várias cidades do estado, tem o apoio irrestrito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Prefeitura Municipal de Itamaraju. De acordo com Celidalva, tanto o secretário Bida, quanto o prefeito Pedro da Campineira, não têm medido esforços para que o CREAS de Itamaraju esteja apto a prestar o serviço à comunidade carente do município da melhor forma possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju