CREAS de Itamaraju participa de Encontro dos CREAS do extremo sul em Porto Seguro

NILSON CHAVES

O encontro de representantes dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) do extremo sul realizado no auditório da Secretaria de Administração de Porto Seguro, na última sexta-feira (16/10), contou com a participação do CREAS de Itamaraju. 


A coordenadora do Centro local, Celidalva Brito, participou do encontro e fez apresentação aos representantes dos demais municípios de todas as atividades desenvolvidas pelo CREAS de Itamaraju. A atuação do CREAS itamarajuense foi elogiada pela técnica estadual Lúcia Carvalho, que esteve no município recentemente.

Além do município sede, Porto Seguro, e de Itamaraju, estavam representados pelos seus técnicos e coordenadores os CREAS de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Itabela e Santa Cruz Cabrália. Segundo Celidalva, os profissionais que atuam no CREAS de Itamaraju não puderam estar em Porto Seguro, por conta da ação que aconteceu em Nova Alegria com a participação de toda a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itamaraju.


Ainda de acordo com a coordenadora do CREAS de Itamaraju, o evento em Porto Seguro teve como objetivo aproximar os profissionais que atuam nos serviços ofertados pelos CREAS da região, fortalecer os vínculos e estreitar as relações com a troca de experiências entre eles. 

“Sem dúvida, o encontro dos CREAS do extremo sul foi uma iniciativa positiva para o fortalecimento das relações entre os profissionais, para que possamos atuar com a efetividade das políticas públicas de garantias dos direitos socioassistenciais”, enfatiza Brito.


Entre as ações e projetos desenvolvidos pelo CREAS de Itamaraju apresentados em Porto Seguro estava à iniciativa dos técnicos locais adotada em 2011 durante o encontro dos CREAS ocorrido em Itamaraju, quando foi aprovado o ‘Projeto Mobilização Verão’, que foi e continua sendo realizado não só em Itamaraju, mas em vários municípios da região no período do verão. O Projeto desenvolvido pelos técnicos de Itamaraju tem a finalidade de proteger crianças e adolescentes da exploração sexual.

Durante o encontro dos CREAS, os participantes assistiram palestra de Lúcia Carvalho, técnica da Secretaria de Justiça – Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) sobre o tema "Acompanhamento Familiar no PAEFI- Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos".


Vale destacar que a participação do CREAS de Itamaraju no encontro regional de Porto Seguro e em vários treinamentos ou capacitações ocorridas em várias cidades do estado, tem o apoio irrestrito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Prefeitura Municipal de Itamaraju. De acordo com Celidalva, tanto o secretário Bida, quanto o prefeito Pedro da Campineira, não têm medido esforços para que o CREAS de Itamaraju esteja apto a prestar o serviço à comunidade carente do município da melhor forma possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio