TV Santa Cruz divulga 6ª edição do projeto Lápis na mão em Itamaraju

NILSON CHAVES



A Praça Castelo Branco, também conhecida como Praça da Rodoviária, recebeu na tarde da última quinta-feira, 3 de setembro, a caravana do projeto ‘Leitura Vai a Praça’ da TV Santa Cruz em parceria com a Rota Transportes, Veracel e Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Durante a execução do projeto em Itamaraju, aproximadamente 600 crianças das escolas municipais Paulo Freire, Centro Educacional, Duque de Caxias e Presidente Médici participaram das brincadeiras, jogos e contação de histórias, tudo animado pela música do cantor Jan Costa.




Entre as atrações, um livro itinerante, que possibilitava aos alunos ter a impressão de estar dentro do livro. De acordo com Ana Carolina Gonçalves, supervisora de Marketing da TV Santa Cruz que estava coordenando a ação em Itamaraju, 15 pessoas integravam a Caravana que deve percorrer 57 municípios do Sul da Bahia. Ainda segundo ela, o objetivo é incentivar a leitura, escrita e a produção de desenho, bem como divulgar o projeto Lápis na Mão, também da afiliada Globo no Sul do estado. 

“O ‘Leitura vai a Praça’ é aberto a todo população, não só os alunos das escolas podem participar, mas qualquer pessoa que esteja passando, diferente do projeto Lápis na Mão, que tem culminância em dezembro, no qual só os alunos inscritos podem participar”, explica.




Uma das vertentes do Lápis na mão, o ‘Desafio mãos da esperança’, consiste em concurso de desenho para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e Redação para os das séries finais. O tema escolhido para este ano foi ‘Palavras e águas geram vida’. Para participar dos concursos, os alunos devem ser inscritos por suas respectivas escolas até o dia 11 de setembro. A razão pela qual Itamaraju foi um dos municípios escolhidos para a visita da caravana da TV Santa Cruz, foi o fato de, no ano passado, o município ter se destacado com grande número de inscritos com o aluno vencedor entre os municípios do Extremo Sul do estado.

As atividades da Caravana em Itamaraju começaram nas primeiras horas da manhã com visitas as escolas Cristo Redentor, Lions Clube Fátima, Otávio Mangabeira e URBIS-II, que na edição do ano passado, teve o aluno vencedor no concurso de redação. Tanto a visitação das unidades quanto as ações na Praça Castelo Branco tiveram o acompanhamento da professora Elba Carla Santos Pinheiro Pereira, coordenadora das séries iniciais do Ensino Fundamental do município, e, da secretária municipal de Educação de Itamaraju, Eliene Seles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju