Presidente Chico do Hotel aumenta em 188,8% gastos com publicidade

NILSON CHAVES

Em tempos de crise, onde o futuro de municípios, estados e união, é incerto, o presidente da Câmara Municipal de Itamaraju parece remar contra a correnteza e esbanja os recursos do Legislativo. Um dos primeiros atos do novo presidente foi o de autorizar uma espécie de atualização dos subsídios dos nobres vereadores (incluindo os dele é claro) que percebiam até dezembro do ano passado, R\$ 7 mil por mês, já acrescidos de vantagens, e agora, recebem R\$ 8 mil de salário base, o que representa um aumento de aproximadamente 14,3%. 


A medida fez com que a folha de pagamento dos servidores da Câmara Municipal de Itamaraju experimentasse um acréscimo da ordem de R\$ 100 mil, contabilizados apenas os primeiros sete meses do ano em curso. Com a medida, os 15 vereadores vão custar por ano ao município mais de R\$ 1,4 milhão. Mas não foi só isso. O novo presidente também iniciou sua gestão, que diga-se de passagem está amparada por liminar, contratando a empresa ‘E. A. L. Rocha ME’ para serviço de consultoria contábil mais os serviços de consultoria jurídica, que juntos comprometem R\$ 212 mil do orçamento do Legislativo para o ano de 2015.

Como se não bastasse, o presidente Chico ainda conseguiu mais uma marca, talvez a mais expressiva, proporcionalmente. Durante todo o ano de 2014, o ex-presidente Rubens do Hospital, gastou R\$ 5 mil com publicidade. O novo presidente, entretanto, mesmo contabilizados os gastos dos primeiros sete meses do ano, já supera o valor investido pelo seu antecessor em 188,8%. Em números absolutos, Chico do Hotel já destinou para a publicidade mais de R\$ 14,4 mil. Somente a uma empresa de Itabela, LN de Almeida, a gestão Chico do Hotel pagou quase o dobro do que foi gasto durante todo o ano de 2014 com publicidade. Esses dados podem ser acessados no Portal do Tribunal de Contas dos Municípios (www.tcm.ba.gov.br) por qualquer cidadão.


Quando assumiu a Presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itamaraju, o vereador Francisco Carlos Barbosa pregou austeridade e controle das contas do Legislativo. O novo presidente adotou o discurso “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, já que os gastos de sua gestão superam e muito os da gestão passada, e olha que ainda não foram computados os valores referentes aos meses de agosto a dezembro desse ano. Existe um adágio que diz “quem nunca comeu melado quando come se lambuza”, mas qualquer semelhança com a situação vivida no Legislativo itamarajuense é mera coincidência.

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