Itamaraju: Começa hoje a 10ª edição dos Jogos Estudantis do Colégio Modelo

NILSON CHAVES

Com grande solenidade de abertura, marcada para começar às 19 horas desta quinta-feira (17/09) no Ginásio Municipal de Esportes - Almir Nobre de Almeida, o Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães dará início à décima edição dos Jogos Estudantis da unidade. Na solenidade de abertura estarão presentes alunos, educadores e colaboradores que integram a comunidade escolar do Modelo de Itamaraju.


O Colégio Modelo se tornou referência em ensino na cidade ao longo dos anos pelo compromisso com a qualidade da educação, pelo excelente corpo de professores, funcionários dedicados e pelo entusiasmo entre os alunos. 

Para a diretora da unidade, professora Clélia Henriqueta Aparecida dos Santos Malheiro, 45 anos, o sucesso dos jogos está atrelado ao trabalho em equipe, “aqui todos se ajudam, todos se apoiam e se empenham para que a coisa dê certo, nós somos uma família, não existe distinção entre gestão e servidores, dessa forma não tem como dar errado”, enfatiza a gestora. 


Relembrando as edições anteriores do evento, a atual diretora do Modelo fez questão de destacar a iniciativa de ex-diretores da unidade, como dona Olga, professora Gisélia Martins Ribeiro, professora Maria Guadalupe Lima (Lupe) e a professora Eliana Sausmickt, que foi professora, exerceu também a função de vice-diretora e hoje está no IFBA de Eunápolis.

Atualmente, integram o corpo de gestão do Modelo, além da diretora Clélia, os vice-diretores Suzete Morais Costa (Turno Matutino), Rita de Cássia Silveira (Turno Vespertino) e Evandro da Silva Guimarães (Turno Noturno). O Colégio Modelo atende hoje a uma clientela de aproximadamente 700 alunos distribuídos nos três turnos, mas também coordena o EMTec, em escolas municipais localizadas no interior de Itamaraju. Nos 9 Anexos do Modelo no interior estudam cerca de 450 discentes no Ensino Médio com Intermediação Tecnológica - EMITec. O corpo de educadores da unidade é formado por cerca de 70 pessoas (27 destas do EMITec).


Se referindo particularmente aos Jogos Estudantis, a diretora Clélia Malheiros afirmou que estes, assim como todos os demais projetos estruturantes da escola, colaboram para o desenvolvimento intelectual, comportamental e psíquico do aluno. “Os eventos proporcionam ao aluno que ele se torne mais ativo e a escola, por conseguinte, mais viva”, defende. Sobre o tema, Juventude Protagonista, Clélia disse se orgulhar de fazer parte de uma escola que dá, de fato, autonomia ao aluno.

“Antigamente, as funções de maior responsabilidade ficavam a cargo dos professores, os professores acabavam tendo que carregar as equipes nas costas”, conta. E continua, “Quando foi implantado o tema Juventude Protagonista, foi decidido que as maiores responsabilidades seriam dadas aos alunos, eles seriam os verdadeiros responsáveis pelos jogos, então posso afirmar com propriedade que são eles, os nossos alunos, que estão à frente dos jogos”, comemora, acrescentando que esse fator tem contribuído para a formação de um jovem mais consciente dos seus direitos e deveres.


“A ideia é que os alunos sejam sujeitos de sua própria história, é a força jovem fazendo a diferença, que abram caminho, que despertem orgulho e que se desenvolvam como cidadãos. Nos jogos os alunos têm a noção prática dos frutos da responsabilidade e da dedicação e também lidam com os reflexos da falta de dedicação ou da falta de responsabilidade, isso tudo proporciona aprendizado. Aqui no Modelo os alunos são colocados na linha de frente, os jogos são feitos literalmente por eles. Eles são os verdadeiros protagonistas e, no final das contas acabam desenvolvendo inúmeras competências e descobrindo que são capazes”, enfatiza a diretora.

O lema escolhido para esta edição é “10 anos de Jogos Estudantis do Colégio Modelo, o esporte e a cultura presentes na Escola que ensina e na escola que aprende”. Os Jogos Estudantis do Modelo começam hoje às 19 horas, seguem por todo o dia de amanhã e só terminam no sábado. Amanhã (18/09) às 8h haverá a tradicional caminhada pelo centro da cidade. Nesta edição dos Jogos, serão disputadas as modalidades Futsal, Vôlei, Corrida com obstáculos, Queimada, Xadrez e Jogo de Perguntas com questões culturais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju