Ação em Itabrasil tem participação da Polícia Militar e Conselho Tutelar

NILSON CHAVES

Os moradores de Itabrasil, povoado pertencente ao município de Itamaraju, distante cerca de 70 quilômetros da sede, receberam durante todo o dia de sexta-feira, 4 de setembro, a visita de equipes das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, SineBahia, Polícia Militar e Conselho Tutelar. Durante todo o dia foram ministradas várias palestras e oferecidos serviços à comunidade.



A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foi bastante elogiada pelos moradores do distrito, considerado um dos mais afastados da sede (só perde para São João da Prata). As ações foram divididas em dois locais, o PSF (Posto de Saúde da Família) e a Escola Municipal 2 de Julho.

No PSF, quatro servidoras da Saúde, entre estas três enfermeiras, faziam coleta de sangue para o exame PSA que detecta problemas de próstata nos homens acima de 40 anos, exame de glicemia e aferição de pressão para diabéticos e hipertensos, e, exame preventivo e da mama nas mulheres. Foram também oferecidas vacinas para adultos e crianças.




Já na Escola Municipal 2 de Julho, os moradores passavam por uma triagem feita por estagiários dos cursos de Serviço Social da FACISA/CESESB e UNOPAR, e eram encaminhados para os setores devidos. No local estavam presentes técnicos do CRAS, CREAS, Coordenação do Programa Bolsa Família, PET, Atendimento Psicossocial, Conselho Tutelar, e SineBahia. Entre os estagiários estava o vereador Paulo Vitor.

Durante as palestras, acompanhadas com muita atenção pelos moradores, o conselheiro tutelar Irismar Santana discorreu sobre os direitos da criança e adolescente, lembrando que todos os direitos em questão estão atrelados a deveres que devem ser cobrados. Ele também destacou as medidas socioeducativas impostas ao menor infrator, afirmando que ao contrário do que muitos pensam, o menor que comete uma infração não fica impune. 





Em outra palestra, a Subtenente PM Romenny Larissy Favaratto, que coordena o Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência – PROERD, na jurisdição da 43ª CIPM, falou sobre as precauções que pais e responsáveis devem tomar contra o uso de drogas pelos menores, bem como os males provocados por elas ao indivíduo. A PM que já possui 17 anos de polícia também orientou sobre o uso demasiado da droga lícita, que é o álcool, destacando que a maioria dos crimes que ocorrem hoje em Itamaraju e na Bahia tem envolvimento com drogas. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Selmides Souza Pereira, mais conhecido como Bida, também conversou com os moradores de Itabrasil. Ele fez questão de conscientizar a todos os presentes dos seus direitos, orientando que eles devem sim se dirigir a sua secretaria caso alguns dos serviços não estejam sendo feitos a contento ou caso a assistência não esteja chegando onde tem que chegar, às famílias mais necessitadas. O novo secretário tem se empenhado em levar os serviços assistenciais oferecidos aos moradores da sede também aos moradores das localidades do interior.






Comentários