Itamaraju: VIII Conferência Municipal de Assistência Social será nesta quarta no CCI

NILSON CHAVES

Com o objetivo de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), será realizado em Itamaraju nesta quarta-feira (29/07) a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O tema escolhido para este ano foi “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.


Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, a Conferência está marcada para começar às 8h no Centro de Convivência do Idoso (CCI). O evento será o primeiro de grande proporção sob a responsabilidade do novo secretário de Desenvolvimento Social, Selmides Souza Pereira, mais conhecido como Bida.

A exemplo do que ocorreu quando da realização da Conferência Municipal de Saúde, a Conferência que vai discutir o papel do SUAS na comunidade foi preparada com a participação da população em pré-conferências. Uma destas foi realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no ultimo dia 13 na sede do CREAS de Itamaraju, localizado à Rua Chile, próximo à 43ª CIPM.

A coordenadora do CREAS, Celidalva Brito, informou que naquele primeiro momento foram ouvidos os clientes dos programas assistenciais com o objetivo de apurar o nível de satisfação das pessoas atendidas. “Nós ficamos maravilhados com o que ouvimos das pessoas, e o que nos foi passado nos leva a acreditar que estamos no caminho certo, não só o CREAS, mas toda a estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento tem cumprido o seu papel em nossa comunidade”, assegura à coordenadora.


Em Itamaraju, a gestão Manoel Pedro Rodrigues Soares tem garantido o funcionamento pleno de todos os programas regidos pelo SUAS. O CREAS, por exemplo, que existe para atender a violação de direitos, dos idosos, da mulher e, das crianças e adolescentes, funciona em pleno vapor e atende pessoas encaminhadas pelo Poder Judiciário, pelos organismos de Direitos Humanos e pela própria comunidade.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, por sua vez, oferece esporte e cultura com o objetivo de tirar as crianças e adolescentes da rua, muitos dos casos atendidos pelo CREAS acabam sendo encaminhados para o SCFV. Já o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, com duas unidades em Itamaraju (Liberdade e Várzea Alegre), trabalha com a prevenção, para que as pessoas não tenham seus direitos violados e não precisem ser encaminhadas para o CREAS.

Para garantir que esses programas continuem funcionando no município e também para sugerir intervenções que propiciem o melhoramento da qualidade de alguns serviços de assistência social em Itamaraju, se faz extremamente necessário que a comunidade participe desta VIII Conferência Municipal de Assistência Social.

Comentários