Itamaraju: VIII Conferência Municipal de Assistência Social será nesta quarta no CCI

NILSON CHAVES

Com o objetivo de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), será realizado em Itamaraju nesta quarta-feira (29/07) a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O tema escolhido para este ano foi “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.


Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, a Conferência está marcada para começar às 8h no Centro de Convivência do Idoso (CCI). O evento será o primeiro de grande proporção sob a responsabilidade do novo secretário de Desenvolvimento Social, Selmides Souza Pereira, mais conhecido como Bida.

A exemplo do que ocorreu quando da realização da Conferência Municipal de Saúde, a Conferência que vai discutir o papel do SUAS na comunidade foi preparada com a participação da população em pré-conferências. Uma destas foi realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no ultimo dia 13 na sede do CREAS de Itamaraju, localizado à Rua Chile, próximo à 43ª CIPM.

A coordenadora do CREAS, Celidalva Brito, informou que naquele primeiro momento foram ouvidos os clientes dos programas assistenciais com o objetivo de apurar o nível de satisfação das pessoas atendidas. “Nós ficamos maravilhados com o que ouvimos das pessoas, e o que nos foi passado nos leva a acreditar que estamos no caminho certo, não só o CREAS, mas toda a estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento tem cumprido o seu papel em nossa comunidade”, assegura à coordenadora.


Em Itamaraju, a gestão Manoel Pedro Rodrigues Soares tem garantido o funcionamento pleno de todos os programas regidos pelo SUAS. O CREAS, por exemplo, que existe para atender a violação de direitos, dos idosos, da mulher e, das crianças e adolescentes, funciona em pleno vapor e atende pessoas encaminhadas pelo Poder Judiciário, pelos organismos de Direitos Humanos e pela própria comunidade.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, por sua vez, oferece esporte e cultura com o objetivo de tirar as crianças e adolescentes da rua, muitos dos casos atendidos pelo CREAS acabam sendo encaminhados para o SCFV. Já o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, com duas unidades em Itamaraju (Liberdade e Várzea Alegre), trabalha com a prevenção, para que as pessoas não tenham seus direitos violados e não precisem ser encaminhadas para o CREAS.

Para garantir que esses programas continuem funcionando no município e também para sugerir intervenções que propiciem o melhoramento da qualidade de alguns serviços de assistência social em Itamaraju, se faz extremamente necessário que a comunidade participe desta VIII Conferência Municipal de Assistência Social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio