Boa Notícia: servidores da Educação de Itamaraju terão parte do 13º pago na folha deste mês

NILSON CHAVES

Os servidores da Educação do município de Itamaraju foram brindados com uma boa notícia essa semana. Mesmo em meio à crise, com escassez de recursos, contenção de despesas e contingenciamento para garantir a execução do Orçamento Anual 2015, a Prefeitura Municipal de Itamaraju, por intermédio da Secretaria Municipal de Finanças, acaba de anunciar que vai antecipar 50% do 13º Salário dos servidores da Educação na folha deste mês de julho.


De acordo com a secretária de Finanças do município, Lucilene Curvelo, a antecipação não interfere na ordem dada pelo prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares de evitar novos gastos, “o 13º já está previsto no orçamento 2015 e é uma obrigação do município, além disso, os recursos que são usados para pagar o 13º aos servidores da Educação integram o FUNDEB, como havia uma soma considerável em conta decidimos antecipar parte do 13º à categoria”, explica.

O mesmo argumento foi usado para justificar a não antecipação de parte do 13º Salário aos demais servidores do município, a falta de um recurso carimbado para esse fim. “Infelizmente ainda não temos a condição de antecipar uma parte do 13º a todos os servidores, porque não existe recurso para isso, o que fazemos é uma programação para pagar dentro do prazo legal”, esclarece.

Lucilene fez questão de deixar claro que o prefeito está atendendo a uma reivindicação dos servidores da Educação. A antecipação deve despejar na economia local um grande volume de recursos, isso deve proporcionar uma leve aquecida nas vendas do comércio local que também tem sentido os efeitos da crise. 

“O comércio local e, não só o comércio, as empresas prestadoras de serviço e os nossos fornecedores já têm sido favorecidos com o pagamento em dia dos servidores, isso proporciona segurança a economia do município já que a Prefeitura é a maior empregadora e os nossos servidores recebendo em dia também, por sua vez, vão honrar com seus compromissos em dia, isso acaba gerando um ciclo positivo que alimenta nossa economia”, analisa a titular das Finanças.


Uma das inúmeras marcas positivas da atual gestão é pagar rigorosamente em dia. Quando assumiu a Prefeitura de Itamaraju, há cerca de 5 anos, o atual gestor adotou como primeira e principal prioridade a regularização do pagamento dos servidores do município que, em alguns casos, estavam a mais de 3 meses sem receber. Na ocasião, como Itamaraju não dispunha de dinheiro em caixa, Manoel Pedro teve que comprar briga com as prestadoras de serviço para conseguir assegurar o pagamento dos servidores.

Depois que Pedro assumiu a Prefeitura, nunca mais os servidores municipais experimentaram o gosto amargo do atraso no pagamento, muito pelo contrário, em alguns meses os recursos são enviados para o banco antes da data do pagamento e as surpresas são sempre boas e positivas, como essa notícia de que metade do 13º Salário será pago na folha deste mês aos servidores da Educação.

Comentários