IFBA comunica à Prefeitura que não se instalará em Itamaraju

NILSON CHAVES

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, encaminhou correspondência à Prefeitura Municipal de Itamaraju, informando que não mais se instalará no município.

A notícia foi trazida por intermédio de um ofício, de número 005/2015 do Departamento de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) assinado pelo Pró-Reitor de Extensão José Roberto Silva de Oliveira, cujo anexo, o memorando 0471/2015 do Gabinete da Reitoria, assinado pelo chefe de gabinete Edmilson dos Santos Pinto, apontava as razões que motivaram o Instituto a não mais se instalar em Itamaraju.


De acordo com o comunicado do IFBA, o Convênio de Cooperação Técnica do Instituto com o município de Itamaraju não pôde ser firmado em virtude da falta dos recursos de custeio e da falta de previsão para novas liberações por parte do Governo Federal. O prefeito de Itamaraju Manoel Pedro Rodrigues Soares lamentou profundamente o fato, haja vista a grande expectativa de sua equipe, que já dava como certa a vinda do Instituto para o município.

No Convênio de Cooperação Técnica proposto pelo IFBA, a Prefeitura Municipal de Itamaraju ficaria responsável pela reforma do prédio e arcaria com as despesas com água, luz, telefone, pessoal de apoio (vigia, auxiliar de limpeza, auxiliar administrativo, entre outros) e o aluguel do imóvel. “O município fez a sua parte, disponibilizou uma área para implantação do instituto, depois conseguiu um imóvel que serviria de sede provisória, se comprometeu em atender tudo que foi pedido, mas infelizmente não aconteceu”, lamenta.

Ainda de acordo com o prefeito, a PMI não promoveu a reforma do prédio onde iria se instalar o IFBA porque aguardava a assinatura do convênio. “Nós tínhamos que ter em mãos o convênio para justificar o investimento na obra de reforma e adequação do prédio”, enfatiza. No início deste ano, a Prefeitura entrou em contato com o Instituto e foi informada de que o convênio ainda estava sendo avaliado. Se a reforma tivesse sido feita, representaria desperdício de recursos públicos do município.


A sede provisória do IFBA, disponibilizada pelo município em março do ano passado, funcionaria no antigo Instituto Educacional Santa Clara (IESC), localizado à Rua Manoel Elias Ribeiro, no Centro de Itamaraju. Em Julho de 2013 o município já havia disponibilizado uma área ampla para a construção da sede própria do Instituto, nas proximidades do Posto da Polícia Rodoviária Federal. Na ocasião, o professor Sebastião Cerqueira Neto, coordenador de pesquisa do IFBA de Porto Seguro esteve em Itamaraju e visitou o local.


Entretanto, o município foi informado pelo Instituto que para a construção da sede haveria a necessidade de orçamento específico, o que inviabilizou a execução do projeto. Uma sede provisória seria a saída para a vinda do Instituto, no entanto, mesmo com o município oferecendo o prédio e se comprometendo com a maior parte das despesas, o Instituto anunciou que não virá, uma perda imensurável provocada pela falta de recursos do Governo Federal, ocasionada pela crise econômica do país.

Comentários