Convênio da Prefeitura com a Liga de Futebol de Itamaraju não foi de R$ 320 mil

NILSON CHAVES


Dada a grande polêmica gerada pelo anúncio da assinatura do novo convênio do município de Itamaraju com a Liga de Futebol local, a Secretaria Municipal de Finanças decidiu divulgar todo o conteúdo do documento, inclusive, corrigindo um pequeno equívoco na informação divulgada anteriormente: o valor total do convênio foi de R\$ 360 mil e, não, de R\$ 320 mil, como anunciado anteriormente.


O documento assinado pelo prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares e pelo presidente da Liga de Futebol de Itamaraju, com vigência de 1º de abril a 31 de dezembro do ano em curso, reza que serão nove parcelas de R\$ 40 mil, pagas todo dia 10 de cada mês, com a finalidade de custear despesas com arbitragem, premiações, gandulas, maqueiros e marcação de campo durante os campeonatos municipais realizados pela LFI, bem como as despesas com jogadores e comissão técnica da Seleção de Itamaraju durante o Intermunicipal 2015.

Em nota, a secretária de Finanças, Lucilene Curvelo, explicou que apesar de os efeitos financeiros do convênio seguirem até 31 de dezembro, ele pode ser rescindido subitamente assim que a Seleção de Itamaraju deixar o Intermunicipal, “não justifica continuarmos repassando recursos para a Liga se a Seleção já estiver fora da competição”, pondera a secretária.

Outro detalhe importante a ser mencionado é o de que a Liga de Futebol de Itamaraju terá a obrigação de prestar contas mensalmente de como foi gerido o recurso de cada mês sob pena de não receber o valor do mês seguinte. A entidade também será fiscalizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios assim como ocorre com a Prefeitura, tudo para garantir a lisura do processo. O convênio ainda traz em seu bojo um Plano de Trabalho especificando como devem ser utilizados os recursos repassados a LFI. 


O presidente da Liga, Samuel Fonseca Dias, o Professor Pelé, aproveitou a oportunidade para esclarecer algumas informações que foram divulgadas em uma rádio da cidade, destacando que esse ano o campeonato municipal de segunda divisão foi ampliado com a realização de jogos no interior, foram disponibilizados ônibus para transportar os clubes (oito no interior e quatro na sede) e alimentação para arbitragem, atletas e comissões técnicas desses clubes quando os jogos aconteciam no interior. 

Entretanto, Pelé esclareceu que as despesas com ônibus, alimentação e sonorização do evento foram pagas com recursos dos patrocinadores da Liga e não com recursos do convênio, como foi divulgado. Além disso, não foi cobrado dos clubes participantes nenhum tipo de taxa para participar da competição.

Pelé refutou a informação de que a Liga já teria gasto mais de R\$ 80 mil com a realização do campeonato de segunda divisão e que já estaria comprometendo os recursos do Intermunicipal, “como nós gastamos R\$ 80 mil se só recebemos R\$ 40 mil, penso que as pessoas deviam apurar as informações antes de divulga-las”. O presidente informou que da primeira parcela recebida no valor de R\$ 40 mil, foram gastos R\$ 32 mil.




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