Vereadores destacam bom momento pelo qual passa o município de Itamaraju

NILSON CHAVES

Na sessão ordinária do Legislativo Itamarajuense desta terça-feira (31/03), os vereadores das bancadas de situação e oposição levaram para o plenário um embate que normalmente tem acontecido nos quatro cantos do município de Itamaraju, a questão dos créditos pelo grande número de obras realizadas no município. 


Desde a eleição de 2012 que políticos adversários do atual prefeito têm orientado seus militantes e correligionários a dizer para o povo, que tudo o que tem sido feito no município são obras dos governos Federal e Estadual. De fato, os recursos são oriundos da União e do Estado, entretanto, a coisa não é como a oposição diz que é. O problema todo está na iniciativa de trazer as obras. Nesse caso, todos os méritos devem ser dados à equipe do prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares. 

Mas, é exatamente isso que a oposição não quer que o povo entenda e, por conta disso, tenta, em todo o momento, menosprezar os feitos da atual gestão. Dá forma que os vereadores colocam, parece até que foi a presidenta Dilma que resolveu pessoalmente ajudar o município, quando todos nós sabemos que a presidenta governa um país com mais de 5 mil municípios e não deve estar muito preocupada com o que se passa em Itamaraju.

A verdade, nua e crua, é que se nós não tivéssemos as emendas dos deputados, o maior volume destas do deputado federal Paulo Magalhães (PSD), que foram propostas atendendo aos pedidos do prefeito Pedro da Campineira, nenhuma das obras que mudaram a realidade de vários bairros do município teria acontecido. Se não fosse Paulo Magalhães, que é amigo pessoal do prefeito, o povo da Jaqueira ainda estaria convivendo com a lama e os buracos.

O mesmo pode ser dito dos bairros Liberdade e Canaã, ou o leitor acha mesmo que por iniciativa própria, a presidenta ou o governador Wagner iam voltar os olhos para o município de Itamaraju? A prova cabal de que isso jamais aconteceria é o fato de nós já termos tido em Itamaraju um prefeito sintonizado na mesma frequência partidária do governador e dos presidentes (todos do PT) e nada ter acontecido.

Exatamente essa situação foi levada para o plenário na sessão de terça-feira. Os vereadores da bancada aliada ao atual gestor, a exemplo do ex-presidente da Casa Rubens Cleudes de Jesus Neves (Rubens do Hospital), do parlamentar Clemilson Gomes dos Santos (Kêu), Sergio Luiz da Silva Pita, Janilton de Souza Dias (Jânio) e Mazurkiewicz de Oliveira Ribeiro (Mazuk), fizeram uso da palavra para exaltar os feitos da atual administração e isso incomodou os vereadores de oposição como Jose Antônio Sousa Portugal e Paulo Vitor Moreira Costa, ambos do PT. 


Mazuk destacou o início das obras do novo cemitério público de Itamaraju que será construído no Bairro Itatiaia, falou da revisão da iluminação em todas as ruas do Bairro de Fátima, do patrolamento da estrada vicinal que liga Pirajá a Campo Alegre (povoados de Itamaraju), da implantação da drenagem pluvial na Ladeira do Bela Vista (que foi recentemente pavimentada em concreto armado), da reforma estrutural pela qual está passando a sede da Secretaria Municipal de Educação no Bairro Novo Prado e de obras que estão às vésperas de serem iniciadas como a pavimentação da Rua Bento Alves de Almeida no Bairro Várzea Alegre e a recuperação da Praça da Mangueira no BNH.

Rubens, por sua vez, no mesmo tom do colega de bancada, afirmou que em seus quatro mandatos como vereador, nunca viu antes acontecerem tantas obras no município, “senhores, Itamaraju está vivendo uma transformação política e administrativa, não imaginei que Pedro fosse o prefeito que iria fazer uma administração a altura do nosso povo e do nosso município”, disse, destacando as pavimentações recentes das Ruas Castro Alves e Vasco da Gama (ambas no Centro).

Rubens também fez questão de citar uma extensa relação de obras que estão acontecendo como a pavimentação de todas as ruas do Bairro Canaã (com implantação de calçadas, sinalização de trânsito e fixação de placas para identificação das ruas) e a pavimentação de várias ruas do Bairro Liberdade. “Naquelas ruas não havia outra coisa senão buracos imensos e esgoto a céu aberto, era difícil até de caminhar por ali e hoje a realidade é outra. O melhor senhores é que naquele bairro [Liberdade] só moram pessoas carentes e essa é mais uma marca do nosso prefeito, realizar obras onde nenhum prefeito teve a coragem de mexer, beneficiando o povo das camadas sociais menos favorecidas”, destaca Rubens.

Sobre a pavimentação e drenagem do Jaqueira, Rubens, que já residiu no bairro, contou que por inúmeras vezes viu pessoas abandonando suas casa com fogões e armários nas costas por conta da invasão da água da chuva que descia pela Juscelino Kubitschek (BNH) fazendo estragos. Os moradores ainda tinham que conviver com as crateras e com o esgoto a céu aberto, “vão lá hoje vê como está”, desafiou o edil.


Aparteado por Valzão, Rubens ouviu do colega que as obras só estão vindo graças à parceria do município com o Governo Federal, mas retrucou de imediato afirmando que o dinheiro pode ser Federal, mas os méritos pela vinda dos recursos são do prefeito e sua equipe. “Por que os outros prefeitos não fizeram, se era tão fácil, por que o prefeito que era do PT, com governador do PT e presidente do PT, não fez nem um décimo do que Pedro está fazendo, por que esses bairros ficaram abandonados à própria sorte por 30 ou 40 anos”, questionou e deu a resposta, “porque não tinham competência administrativa para executar e não queriam fazer aquilo que o município precisava”.

Rubens encerrou afirmando que tem plena convicção de que Pedro vai continuar trabalhando até os últimos dias de seu mandato. Disse também que o povo de Itamaraju reconhece o trabalho do prefeito e já deu provas disso nas urnas. A afirmação se refere ao resultado das últimas eleições onde os candidatos apoiados por Campineira foram os mais votados em todas as sessões.

Tudo parecia caminhar tranquilamente quando o vereador Portugal fez uso da palavra para defender que os recursos das obras executadas no município são provenientes de um Pacto Federativo assinado pelo ex-prefeito Frei Dilson, usando a mesma estratégia praticada por ele e seus correligionários nas ruas de Itamaraju. O vereador do PT, demasiadamente inspirado, criou um conto fantasioso e conseguiu o mais difícil, acreditar naquilo que ninguém acredita. O vereador acabou massacrado pelos vereadores Rubens e Jânio, e ainda teve que ouvir de Luiz Pita que “se não fosse às emendas do deputado Paulo Magalhães, nenhuma obra teria vindo para o município”.


Comentários