Prefeitura de Itamaraju vai destinar 320 mil para o esporte do município

NILSON CHAVES

O presidente da Liga de Futebol de Itamaraju, Samuel Fonseca Dias – ‘Pelé’, convocou a imprensa local para uma entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira (23/04), onde anunciou a assinatura do convênio com a Prefeitura Municipal de Itamaraju, para realização dos campeonatos municipais, trabalho de base, apoio a outras modalidades esportivas e participação da seleção no Intermunicipal. 


A coletiva aconteceu na Padaria Brasil e contou com a participação do 2º vice-presidente da entidade, Diego Costa Emerick. O convênio, assinado no mesmo dia da coletiva, tem valor global de R$ 320 mil, pago em 8 parcelas, com a primeira já disponibilizada. De acordo com o professor Pelé, a assinatura não ocorreu antes devido a pendências burocráticas na Liga de Futebol de Itamaraju, e, mesmo sem o convênio, a Prefeitura não deixou de apoiar a Liga, “foi esse apoio que nos permitiu realizar o Campeonato Municipal de Segunda Divisão da forma como está sendo realizado”, conta Pelé.

O Campeonato Municipal da Segunda Divisão que está em andamento e termina no dia 10 de maio com a participação de 38 clubes, está sendo considerado o melhor de todos os tempos. Não só pela grande participação dos clubes filiados a Liga, mas principalmente, por conta da descentralização que contemplou as localidades do interior como o Assentamento Bela Vista, Pirajá, Campo Alegre e São Paulinho, que funcionaram como sedes da competição e receberam, em dias de jogo, um público superior a 450 espectadores.

Além do Campeonato de Segunda Divisão, outros três devem acontecer antes do início do Intermunicipal: o Campeonato da Primeira Divisão, previsto para começar no dia 17 de maio com a participação de 8 clubes, e, paralelo a este, mais dois campeonatos, o Sub-15 e o Sub-17, cada um com a participação garantida de seis escolinhas de futebol. 


O 2º vice-presidente esclareceu que os campeonatos vão servir também para que o técnico da seleção observe os jogadores para fins de montar as seleções Sub-15, Sub-17 e Sub-23 da Liga. “É para isso que a vinda do treinador da seleção de Itamaraju será antecipada, ele virá a princípio para coordenar o trabalho de base”, explica Diego Emerick, acrescentando que a ideia é investir num trabalho de base nos moldes do que é feito pelos grandes clubes do Brasil.

“Com um trabalho de base bem feito, proporcionando que montemos nossa seleção Sub-20, além da principal, a tendência é que paulatinamente, venhamos limitar o número de jogadores de fora na Seleção”, destacou Pelé, ponderando que na atual conjuntura ainda será necessária a vinda de reforços para a Seleção. “A busca pelos jogadores de fora só vai ocorrer a partir da definição quanto aos jogadores de casa”, assegura. O presidente também aproveitou a oportunidade para antecipar que Jaime Braga será o técnico da Seleção de Itamaraju. Braga dirige atualmente a seleção de Porto Seguro

Outra novidade anunciada pelo presidente foi a de que nesse ano, a LFI, além de realizar os campeonatos locais de futebol e garantir a participação da seleção de Itamaraju no Intermunicipal, vai também, dentro das possibilidades, apoiar outros eventos esportivos, mesmo os de modalidades alheias ao futebol. Para garantir essa nova função, a entidade está trabalhando na reformulação do seu estatuto, que já foi aprovado e deve ser registrado em breve. O antigo limitava a participação da entidade apenas no futebol.


Durante a coletiva, o presidente da Liga fez questão de exaltar o apoio recebido da Prefeitura Municipal de Itamaraju, por intermédio do prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o Pedro da Campineira, enfatizando que Pedro foi o prefeito que mais apoiou a Liga de Futebol, “os maiores convênios foram firmados nessa gestão, eu costumo dizer que se a seleção começasse a treinar hoje o nosso camisa 10 seria o prefeito, ele tem demonstrado que se preocupa com o Esporte do município”.

Por falar em investimento, o Estádio Municipal Juarez Barbosa também deve passar por nova reforma, o levantamento do que precisa ser feito, principalmente com respeito aos bancos do vestiário e o próprio vestiário, além dos alambrados e muro, já foi passado para a Secretaria Municipal de Finanças. As reformas são necessárias para que a praça esportiva seja aprovada na vistoria da Federação Baiana de Futebol.

O Barbosão já está recebendo um poço artesiano, em fase de acabamento, com profundidade de 82 metros até o momento. Se a vazão corresponder, o sistema de irrigação do gramado, um dos mais modernos da região com 48 bicos (dez a mais que o sistema de irrigação do maracanã), vai funcionar com 100% de sua capacidade. Atualmente, a água que vem da rede da Embasa não consegue manter o sistema funcionando pelo tempo necessário.

Comentários