Itamaraju: Secretaria Municipal de Saúde orienta população contra a Tuberculose

NILSON CHAVES

Uma grande estrutura de saúde foi montada na manhã desta terça-feira (24/03) na Praça Castelo Branco (Praça da Rodoviária), em Itamaraju, para chamar a atenção da população quanto aos males causados pela Tuberculose. Dia 24 de março é o “Dia Mundial de Combate a Tuberculose”, por isso, os que passavam pela praça recebiam orientações sobre a doença.




De acordo com Marleide Monteiro, coordenadora do Programa de Tuberculose do município, quando detectadas pessoas com suspeita de contágio, elas eram orientadas a buscar uma unidade de saúde para realização da baciloscopia que é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em vários municípios do Brasil, inclusive em Itamaraju.

Na estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde, além das orientações sobre Tuberculose, vários outros serviços de saúde foram disponibilizados a quem passava pelo local, entre estes aplicação de vacinas, teste capilar de glicose, teste rápido de HIV e aferição de pressão arterial. 

Marleide Monteiro explicou que o evento de terça foi à culminância de todo um trabalho feito voltado para o combate a Tuberculose, “desde o dia 16 até o dia 21 de março todos os ESF do município fizeram trabalho de busca dos sintomáticos respiratórios, com o objetivo de promover o tratamento”, explica. 

O evento contou com a participação de vários profissionais da Vigilância em Saúde, Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de professores e alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA).






Enquanto os serviços estavam sendo oferecidos na praça, equipes com profissionais de saúde abordavam os condutores de veículos no semáforo da Castelo Branco entregando folders com informações sobre a doença e seu tratamento.

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões, mas também pode atingir gânglios, rins, ossos, intestino e meninges. É transmitida de pessoa a pessoa que ao espirrar, tossir ou falar espalham no ar pequenas gotículas onde ficam armazenadas as bactérias. 

Dessa forma, uma pessoa com boa saúde que aspira esse ar pode levar essas bactérias para os pulmões. É assim que acontece o contágio: a bactéria da tuberculose penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a doença não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo corpo, pelos talheres, pelas roupas, nem pelo colchão. 

Alguns sintomas da tuberculose são: tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; prostração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju