Amigo da Educação: Pedro da Campineira autoriza reajuste da categoria

NILSON CHAVES

Conforme compromisso firmado com a categoria desde o final do ano passado de que o município iria mais uma vez cumprir o Piso Nacional da Educação tão logo ele fosse autorizado, o prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, o Pedro da Campineira, encaminhou para o Legislativo na manhã desta segunda-feira, 9 de março, o Projeto de Lei que autoriza o reajuste.


A novidade é que, depois de aprovado pela Câmara e sancionado pelo gestor, o reajuste será retroativo a janeiro de 2015. “Já foi conversado com a categoria, nós vamos pagar o novo piso já na folha de março com a diferença referente ao mês de janeiro e na folha de abril pagaremos a diferença referente a fevereiro, gostaríamos de ter feito isso antes, mas infelizmente o município só pode autorizar quando o Ministério da Educação nos autoriza”, explica Campineira.

O gestor fez questão de esclarecer que não existem salários atrasados na Educação como foi afirmado em alguns veículos de comunicação, “graças a Deus estamos com os salários em dia, a categoria sabe disso, pagamos inclusive o 13º e as férias em dia, pagamos também a licença prêmio para vários servidores e de forma integral, autorizamos a mudança de nível a vários outros, tudo isso no final do ano passado, mesmo assim fomos surpreendidos com o anúncio de uma greve por parte do sindicato, mas tudo isso já foi relevado e eu só espero que os nossos servidores se empenhem pela educação de nossas crianças e jovens, porque eles merecem uma educação de qualidade”, defende o gestor.

O reajuste autorizado no PL protocolado na Câmara será de 13,01% para todos os professores, inclusive os contratados. Em vários municípios do extremo sul o reajuste ainda não foi dado e em outros, as prefeituras já sinalizaram que vão pagar a partir deste mês de março, mas não querem pagar o retroativo referente aos meses de janeiro e fevereiro. 

O prefeito aproveitou a oportunidade para dar uma boa notícia aos diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores técnicos, secretários e diretores de departamento: “eles terão reajuste de 13,01%, mas também terão reajuste nas gratificações”. Manoel Pedro entende que a responsabilidade que é passada a um diretor é muito grande, “o diretor e o vice são os gestores das unidades educacionais, são os administradores de suas escolas e isso realmente é muito trabalhoso”, destaca o prefeito. O Projeto de Lei que autoriza o reajuste deve ser apreciado na sessão desta terça-feira (10/03) da Câmara Municipal de Itamaraju.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju