Itamaraju: Educação Inclusiva é destaque na Jornada Pedagógica 2015

NILSON CHAVES

Um verdadeiro batalhão de servidores da Educação municipal esteve presente no auditório do CESESB, localizado no Km 808 da BR-101, em Itamaraju, na noite desta segunda-feira (02/02/2015), para acompanhar a abertura oficial da Jornada Pedagógica 2015, que segue até a próxima sexta-feira (06) com palestra do renomado educador e escritor Celso Antunes, no mesmo auditório. A Jornada Pedagógica é a tradicional formação de início de ano, que visa preparar os servidores da Educação para os 200 dias letivos que se iniciam, no caso específico de Itamaraju, na segunda-feira, dia 9 de fevereiro.


Depois de temas importantes como “A Educação no campo” (2013) e a “Inclusão Tecnológica” (2014), esse ano a Secretaria Municipal de Educação decidiu abordar um dos maiores desafios do Ensino Público do país, a “Inclusão de pessoas com necessidades especiais na escola regular”. Apesar de se tratar de uma tarefa extremamente difícil, profissionais educadores de várias regiões do Brasil, inclusive de Itamaraju, têm provado que é possível sim atender a proposta do sistema escolar brasileiro, que é a de ter a Educação Especial dentro da Escola Regular, transformando-a num espaço para todos, “Educação Inclusiva”.

O município de Itamaraju, a partir da atual gestão, vem trabalhando de forma incisiva pela implantação dessas novas políticas públicas no âmbito local. Prova disso é que desde a implantação do 1º PAR, Plano de Ações Articuladas, uma espécie de planejamento firmado entre as esferas municipal – estadual e federal no qual o município diz quais são suas reais necessidades, se buscou a implantação de investimentos estruturais que dessem as escolas locais a condição de poder receber e educar os que têm algum tipo de deficiência física. De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Dilce Moura, os frutos desse trabalho já estão sendo colhidos, “graças ao PAR que é elaborado pela equipe da Educação, nossa cidade foi contemplada com vinte e duas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) na sede e no campo, e, algumas dessas já funcionaram no ano passado”, enfatiza.



As salas mencionadas pela secretária são espaços para Atendimento Educacional Especializado (AEE) que oferecem aos que tem necessidades especiais, aquilo que não é próprio do currículo escolar. Nos AEE são propostos objetivos – metas e procedimentos educacionais específicos para cada tipo de deficiência apresentada, ou seja, as Salas de Recursos Multifuncionais são espaços projetados para atender aos que tem necessidades especiais. Elas são equipadas com televisores, aparelhos de dvd, computadores, impressoras, scanners, mobiliário adaptado, jogos pedagógicos (alguns adaptados) e recursos como reglete, punção, engrossadores de lápis, entre outros.

Além das Salas de Recursos Multifuncionais, Dilce Moura lembra que as escolas do município também estão sendo contempladas com o programa “Escola Acessível – do PDDE Acessibilidade”. “Isso tem possibilitado a realização de obras de adaptação nas escolas para receber aos que tem necessidades especiais, são rampas, sanitários adaptados aos cadeirantes, trilhas para os cegos, tudo de acordo com o que exige a Associação Brasileira de Normas Técnicas, e mais uma vez eu faço questão de dizer que tudo isso está vindo graças ao trabalho de nossa equipe com o PAR, e graças ao apoio de um gestor que tem se empenhado para uma Educação de qualidade, é esse gestor que tem nos dado a condição de trabalhar”, destaca.

Além da titular da pasta da Educação, estavam presentes no evento e participaram da composição da mesa o procurador do município – advogado Esterfeson Fontes Marcial, o secretário municipal de Administração – advogado Marcos Aurélio Rodrigues, a secretária municipal de Finanças – Lucilene Curvelo, o presidente do Conselho do FUNDEB e coordenador da APLB/Sindicato em Itamaraju – professor Noel Vieira, o presidente do Conselho da Merenda Escolar – professor Antonio Carlos Vitório, e a coordenadora de Educação Inclusiva – professora Tânia Cruz.



Ao se pronunciar como representante do prefeito Manoel Pedro no evento, a secretária Lucilene Curvelo fez questão de justificar a ausência do gestor, “ele está com um membro de sua família enfrentando problemas de saúde e por isso não pôde estar aqui hoje”, justificou. Lucilene elogiou a iniciativa da equipe da secretária Dilce Moura pelo tema escolhido, “vocês foram muito felizes pela escolha, não podemos mais falar em Educação sem falarmos de inclusão, essa condição de poder acolher a todos sem distinção nos faz mais humanos”, ressaltou, aproveitando para destacar o papel da APAE nesse contexto, “é por isso que essa gestão não tem medido esforços para garantir o apoio financeiro necessário a essa instituição que tem prestado um excelente serviço a nossa comunidade”, destaca.

Curvelo também fez questão de destacar os avanços alcançados pelo setor da Educação na atual gestão, “já demos alguns passos, mas ainda não estamos satisfeitos, queremos fazer muito mais para que o educador vá para sala de aula preparado, motivado e estimulado, porque entendemos que é dessa forma que vamos promover a revolução necessária nessa área”, enfatizou, acrescentando que o prefeito está atento à questão do piso nacional da Educação, “assim que o novo piso for sancionado pela presidente, porque ainda não foi, nós vamos encaminhar o projeto de lei para a Câmara e mais uma vez Itamaraju vai sair na frente no cumprimento do piso, a categoria pode ficar tranquila quanto a isso”, garantiu.

Lucilene também foi a portadora de um comunicado do prefeito Manoel Pedro direcionado aos diretores, vice-diretores e coordenadores, “vocês têm uma reivindicação conosco e o prefeito já assegurou que vai atender ainda esse ano, estou falando porque o prefeito já afirmou que vai fazer o reajuste e se ele falou, vai fazer”. A boa nova foi recebida com entusiasmo pelos dirigentes das unidades educacionais. Essa será mais uma das ações da atual gestão em benefício da categoria, no final do ano passado o município destinou um grande volume de recursos para o pagamento de licenças-prêmios e mudanças de nível, sem falar no pagamento efetuado religiosamente em dia, “enviamos o pagamento de janeiro para o banco no dia 30, mas com tudo isso, temos a consciência de que estamos somente cumprindo com nossa obrigação”, pontua Curvelo.



O evento que marcou a abertura da Jornada Pedagógica 2015, teve ainda uma palestra, extremamente interessante, ministrada pela professora Vera Lúcia Martins Liu sobre o tema “Os desafios da educação inclusiva no município de Itamaraju”. Com vasta experiência na área, a professora trouxe aos participantes, práticas vividas com os que tem necessidades especiais, provando que é possível trabalhar com estes e proporcionar a eles uma vida de sucesso na educação. A Jornada Pedagógica continua durante toda a semana com palestras e oficinas destinadas aos servidores da Educação Infantil, e, Fundamental I e II, das 75 unidades educacionais mantidas pelo município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju