Doutora em Educação ministra formação exclusiva para professores do Duque de Caxias em Itamaraju

NILSON CHAVES

A Jornada Pedagógica 2015 da Rede Pública Municipal de Itamaraju foi, sem nenhum exagero, um acontecimento de sucesso. Não somente pelo tema escolhido (Educação Inclusiva), mas, sobretudo, pela qualidade do trabalho de formação dos educadores que atuam nas cerca de 70 escolas mantidas pelo município. 

Esse ano a Secretaria Municipal de Educação, com o aval irrestrito do prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, promoveu uma Jornada Pedagógica para ficar na história. “O mais importante é que nossos professores estejam preparados para ensinar de forma eficiente, desse modo o resultado final, que é o aprendizado dos nossos alunos, será alcançado com primazia”, assegura a secretária Municipal de Educação, Dilce Moura. 

A Jornada Pedagógica iniciada na segunda-feira (02/02) e encerrada na sexta-feira (06/02), com palestras realizadas no auditório do CESESB, proporcionou formação aos professores, coordenadores e diretores de toda a rede, durante toda a semana. Entre os formadores estava a Doutora em Educação pela UNEB (Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade), Mestre em Educação pelo mesmo Programa (2008), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1993), e Especializada em Formação do professor alfabetizador [em leitura e linguagem] (2001), Neurilene Martins Ribeiro.


Neurilene, que é irmã da coordenadora pedagógica da Escola Municipal Duque de Caxias - Giselia Martins Ribeiro, possui vasta experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial na vertente das metodologias ativas, e em formação continuada de educadores pelo viés do letramento e da inovação pedagógica. Atualmente ela atua na Coordenação de Formação Pedagógica da Rede Pública Municipal de Salvador.

Durante todo o dia de quarta e quinta-feira, dias 4 e 5 de fevereiro, Neurilene coordenou formação direcionada aos professores do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental do município. A capacitação aconteceu no Colégio Inácio Tosta Filho e teve como tema “Revendo à práxis numa perspectiva das nossas necessidades”. Aproximadamente 70 professores que atuam no segundo ciclo do Ensino Fundamental participaram.


Falando da formação continuada que se sintetizou basicamente no apoio ao educador no desempenho de sua função em sala de aula, a pedagoga Neurilene destacou que o mais importante de tudo para a Rede Pública de Ensino é fazer com que os alunos aprendam. “Todos precisam compreender isso, não adianta a preparação se cada um não tiver consciência do seu papel para alcançar esse resultado”, defende.

Neurilene percebeu que há uma necessidade de se potencializar o conhecimento pedagógico dos professores que atuam na Rede, “o professor precisa, como uma estratégia importante dentro de um cenário educacional, ampliar sua corresponsabilidade pela aprendizagem dos alunos. Dentro dessa necessidade a gente precisa fortalecer o trabalho colaborativo, o trabalho em rede, porque nós somos muito bons separados, mas nós precisamos ser bons trabalhando juntos, respondendo socialmente e pedagogicamente pela educação dessas crianças”, enfatiza.


Ela defendeu também que os professores tenham um momento propício na escola para um planejamento de qualidade com a atuação decisiva dos coordenadores pedagógicos “e, um gestor (diretor da unidade) que trabalhe em função do pedagógico, articulando seus professores, fazendo o diagnóstico dos alunos, se comunicando com a família, ou seja, orquestrando para se obter bons resultados”.

Citando Paulo Freire, quando ele diz que as crianças precisam ler o mundo pra escrever a própria vida, ela defendeu a implantação do “letramento emancipatório”, onde os alunos são levados a ler jornais e assistir noticiários de TV em sala de aula, discutindo amplamente sobre o que foi visto ou lido. O letramento emancipatório foi, inclusive, tese de doutorado da pedagoga.


Além da participação na Jornada Pedagógica 2015 da Rede Pública Municipal de Itamaraju, Neurilene coordenou na sexta-feira (06), na Escola Estadual Polivalente, uma formação exclusiva voltada para a Escola Municipal Duque de Caxias. Durante a formação, a coordenadora do Duque, professora Giselia Martins Ribeiro, revelou que Neurilene já vem colaborando com a Escola Duque de Caxias a mais de dez anos, “nós fizemos uma parceria onde ela ajudou a escola a se tornar o que é, e, nunca recebeu um centavo por isso, foi um trabalho por amor a Educação”, concluiu.

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