Prefeitura Municipal de Itamaraju injeta R$ 5 Mi na economia do município

NILSON CHAVES

O comércio de Itamaraju tem um motivo especial para comemorar. Além de manter os serviços essenciais como iluminação pública e coleta de lixo em plena regularidade, a Prefeitura Municipal de Itamaraju somente neste mês de dezembro injetou na economia local cerca de R\$ 5 milhões, com pagamento dos salários e do 13º aos servidores. Se somados os salários pagos aos servidores do município excetuando-se os da Saúde, já teríamos R\$ 1,955 milhão.


Somando-se ao valor já apurado, os valores do 13º Salário pagos a todos os servidores do município, incluindo Saúde e Educação, que foi de R\$ 1,172 milhão, chegamos à cifra de R\$ 3,127 milhões. Mas, não para por aí. A secretária de Finanças autorizou o pagamento, já em dezembro, da mudança de nível e da licença prêmio de vários servidores da Educação, para isso foram utilizados R\$ 1,171 milhão, o que altera a nossa soma para aproximadamente R\$ 4,3 milhões. Se acrescentarmos os salários do pessoal da Saúde, o montante ultrapassa a cifra de R\$ 5 milhões. Não precisa ser nenhum expert em economia para imaginar o que representa a injeção de valores nessa proporção para o município.

De acordo com a secretária Lucilene Curvelo, esse dinheiro pago aos trabalhadores proporciona um incremento considerável nos setores da indústria, comércio e serviços, locais. Para ela, o pagamento em dia dos servidores e ainda o acréscimo de benefícios que esses servidores já buscavam ha anos, é o resultado da eficiência no planejamento e administração financeira com transparência, legalidade e compromisso com o dinheiro público. O que tem sido observado na atual gestão.

A titular das Finanças ainda destacou que a Prefeitura Municipal de Itamaraju tem honrado seus compromissos em dia com fornecedores e prestadores de serviço e continua mantendo as contas saneadas e o nome limpo junto aos serviços de proteção ao crédito. Em se falando de encargos sociais, a PMI pagou ao INSS quase um milhão e trezentos mil reais referente aos salários de dezembro e décimo terceiro salário dos servidores do município, incluindo Saúde e Educação.

Além disso, a Prefeitura repassou à Saúde durante o ano de 2014 aproximadamente um milhão de reais a mais que os 15% exigidos por lei. “Às vezes as pessoas só se preocupam em informar quanto veio de recurso para a Educação ou para a Saúde, mas não têm o cuidado de informar como é gasto esse recurso”, defende Curvelo, acrescentando, “na gestão da qual tenho orgulho de fazer parte, os recursos são usados em prol do município”, conclui. Para Lucilene, 2014 foi um ano muito produtivo, “eu penso que estamos fechando com chave de ouro”, comemora.

Comentários