Prefeitura de Itamaraju leva energia elétrica ao Cascorado
NILSON CHAVES
O prefeito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares, acompanhado da secretária municipal de Finanças, Lucilene Curvelo, do vice-prefeito Luiz Mário, dos vereadores Rubens do Hospital – Mazuk – Luiz Pita e Adriano Pinaffo, além de vários outros membros de sua equipe, esteve na tarde do último sábado (06/12) visitando a região do Cascorado, distante cerca de 20 quilômetros da sede do município.
O prefeito foi à localidade cumprir um compromisso firmado há alguns meses, o de levar a tão esperada energia elétrica aos moradores do Cascorado. A obra foi realizada em regime de parceria entre o município e os moradores do lugarejo, com participação decisiva e determinante da Prefeitura Municipal de Itamaraju.
O gestor e sua comitiva foram recebidos em clima de festa pelos moradores que confessaram: “não acreditávamos que fosse possível à energia chegar por meio da Prefeitura”. Isso porque, de 1996 até hoje, várias promessas foram feitas e acabaram não sendo cumpridas. Isso enfraqueceu a esperança daquele povo. Por conta da falta de energia, muitos proprietários acabaram tendo que abandonar suas terras a própria sorte.
A comunidade do Cascorado, assim como várias outras do interior do município, que por muitos anos viveram esquecidas pelo poder público, teve atenção especial da atual gestão. Naquela região a Prefeitura realizou obras que facilitaram o acesso dos moradores às suas moradias. Quando Pedro assumiu a Prefeitura, as estradas eram trilhas, carros não passavam no local. Em dois pontos existiam trechos onde riachos impediam o tráfego.
Quando assumiu, Pedro determinou que as máquinas do município abrissem as estradas, foram construídos uma ponte e dois aterros com dutos para passagem da água, restabelecendo o acesso. A presidente da Associação de Moradores do Cascorado, Neidiane Santos, que mora no local há mais de 13 anos, fez questão de agradecer publicamente ao prefeito Manoel Pedro e a secretária Lucilene, por tudo que tem sido feito pela comunidade.
Nessa mesma tônica, o morador Miguel do Pandeiro contou que quando veio à notícia, de que a Prefeitura iria investir na implantação da energia elétrica para a comunidade, a maioria não acreditou, “as pessoas viam como mais uma promessa que não seria cumprida, porque vários políticos fizeram o compromisso de trazer a energia e depois não trouxeram”, conta.
Epeneto Neres de Oliveira, 51 anos, morador do Cascorado a mais de 27 anos, que era um opositor ferrenho ao atual prefeito, acabou se rendendo ao trabalho feito pela atual gestão na região onde ele possui uma propriedade. Afirmando que Pedro fez o que nenhum outro prefeito fez, Epeneto lembrou as inúmeras promessas feitas por políticos que hoje atacam o atual gestor, “alimentaram a esperança do nosso povo e não cumpriram a promessa”, dispara.
Dionizio, outro morador daquela região, também fez questão de parabenizar o prefeito pela implantação da eletricidade, “eu quero agradecer de coração mesmo a você Pedro porque você está realizando um sonho desta comunidade, muitos deixaram suas terras, mas vão voltar porque o Cascorado agora tem energia”, disse.
Para o presidente da Câmara Municipal de Itamaraju, o município está sendo reconstruído na atual gestão, “e não se reconstrói uma cidade com quase 70 mil habitantes em menos de 5 anos de governo”, disse fazendo referência ao tempo de governo do atual gestor, que completa 5 anos em maio de 2015. Rubens do Hospital destacou também uma das marcas do atual prefeito, que tem sido realizar obras de infraestrutura em comunidades esquecidas pelos governantes.
O vice-prefeito Luiz Mário parabenizou a comunidade pela conquista e fez um agradecimento especial ao prefeito Pedro da Campineira, “Eu quero parabenizar a você Pedro por estar proporcionando essa grande alegria para esta comunidade, quantos vieram aqui, quantos prometeram, mas não fizeram, e você fez, e está sendo assim em vários pontos de Itamaraju”, disse, destacando o apoio decisivo do deputado federal Paulo Magalhães, “é o parlamentar que mais tem ajudado o município de Itamaraju”, ressalta.
A secretária Lucilene Curvelo, afirmou que, tudo o que tem sido feito, é graças à visão futurista do prefeito, que dá autonomia aos seus secretários. A secretária destacou a seriedade do gestor em honrar a palavra, “precisamos de mais políticos como você Pedro, políticos que honrem a palavra, o seu perfil é o de cumprir a palavra e isso é fundamental num político, e uma característica que hoje a gente quase não vê, infelizmente a maioria dos políticos não preserva isso”, pontua.
Curvelo enfatizou que o Governo do Estado e o Governo Federal têm um programa específico para levar energia elétrica às zonas rurais dos municípios, que é o “Luz para todos”, mas esse programa não atendeu às 80 famílias da região do Cascorado, o povo daquela região já espera pela implantação do programa a mais de 10 anos, “o prefeito poderia simplesmente lavar as mãos como os outros gestores fizeram, mas Pedro chamou para si a responsabilidade, prometeu que traria a energia e trouxe”, destaca.
Lucilene voltou a falar das estradas do interior do município que estão sendo patroladas periodicamente sendo mantidas em bom estado, “fomos recentemente a Pirajá e agora estamos aqui, e tanto em Pirajá quanto aqui em Cascorado, como também em todas as regiões do nosso território, as estradas estão um tapete”, pontua.
O prefeito, Pedro da Campineira, relembrou sua relação com a comunidade do Cascorado citando sua trajetória política, “eu me lembro, quando eu tive aqui pela primeira vez em 1996, de lá pra cá, os gestores eleitos fizeram muitas promessas, sem ter o compromisso de cumprir, eu penso que nenhum homem é obrigado a firmar um compromisso, mas se firmar o compromisso tem a obrigação de cumprir, é por isso que estou aqui hoje, porque falei que traria a energia para este povo, muitos não acreditaram, mas a energia está aí”.
Pedro falou das obras que estão sendo feitas em Itamaraju, como a implantação das 12 quadras poliesportivas, as 4 creches, as pavimentações dos bairros Liberdade e Canaã, defendendo que apesar da verba ser federal, se a atual administração não se mexesse, não se organizasse, não tivesse a capacidade de elaborar os projetos e bater nas portas das repartições federais, nada do que está sendo construído viria, “prova disso é que muitos prefeitos tiveram a sorte de ter do seu lado um governador e um presidente da república, e mesmo assim, as obras não aconteceram, e por que acontecem, porque nós temos uma equipe competente e uma gestão comprometida com o povo do município”, defende.
Pedro também destacou os feitos na Educação e, se referindo a Saúde, o prefeito anunciou a aprovação da emenda parlamentar, mais uma do deputado federal Paulo Magalhães, que vai possibilitar a compra de equipamentos para o Hospital Municipal de Itamaraju, “temos nos dedicado a melhorar os serviços de Saúde, percebo uma melhora, mas ainda há muito que fazer, acredito que com esses equipamentos que vamos comprar para o nosso hospital, os médicos e demais profissionais terão todas as condições de realizar qualquer procedimento aqui mesmo e isso vai ser um divisor de águas na história da saúde desse município”.
Sobre uma reivindicação da comunidade, quanto à implantação de uma sala de aula na localidade, Pedro afirmou que a comunidade pode fazer um levantamento do número de crianças em idade escolar e se esse número for suficiente, a Prefeitura vai construir a sala de aula no local. O prefeito encerrou sua fala agradecendo ao povo do Cascorado pelo voto de confiança e se despediu prometendo voltar.
A comunidade itamarajuense distante menos de 20 quilômetros da sede do município, localizada numa bela região, cercada por rochas e atrás do monte pescoço, onde residem cerca de 80 famílias, pessoas que viviam privados até de assistir a um programa de TV ou de conservar seus alimentos num refrigerador, agora tem energia elétrica, graças ao empenho da comunidade e a sensibilidade da atual administração.
Comentários