ITAMARAJU: Servidores da Educação serão beneficiados com mudança de nível e licença prêmio remunerada

NILSON CHAVES


A Prefeitura Municipal de Itamaraju vai empregar cerca de R$ 600 mil dos recursos do FUNDEB no pagamento de Licença Prêmio Remunerada (três meses) a vários servidores que tem direito ao benefício. Outra boa notícia é a de que todas as mudanças de nível deferidas serão atendidas neste mês de dezembro.


O anúncio foi feito pela secretária municipal de Finanças, Lucilene Curvelo, durante um almoço de confraternização servido a cerca de 130 professores participantes do PNAIC, na última sexta-feira (12/12/14), no restaurante Mistura Fina. Lucilene informou aos professores que solicitou da Secretaria Municipal de Administração que remetesse à sua mesa todos os processos de mudança de nível já deferidos.

“Nós vamos incluir os novos valores da mudança de nível já na folha de dezembro”, enfatizou, lembrando que não é a Prefeitura, muito menos sua Secretaria, que decide quem será beneficiado com a mudança de nível, “vocês sabem que isso é decidido por uma comissão que inclusive tem a representação da categoria e do sindicato da categoria, então se alguém aqui não teve sua solicitação atendida, deve procurar a comissão pra saber o que aconteceu”, orienta.

Quanto às licenças, a secretária de Finanças explicou que, a princípio, serão atendidos os servidores que ainda não foram beneficiados, “vamos pagar os três meses da Licença Prêmio Remunerada já em dezembro, o servidor que for contemplado vai receber o valor referente aos três meses de forma integral”, destacou.

Num rápido pronunciamento, Lucilene Curvelo destacou que a maior parcela de servidores do município está na Educação. A secretária afirmou que a atual gestão tem atendido, na medida do possível, a todas as reivindicações da categoria, “vocês lembram que um dos primeiros feitos do prefeito Manoel Pedro foi colocar os salários em dia e depois assegurar o pagamento do piso nacional da educação”, pontua.

Ainda de acordo com Lucilene, a Prefeitura, que já havia antecipado 50% do 13º Salário, deve pagar o restante até o dia 20 de dezembro. E a folha de dezembro deve ser paga até o dia 31 deste mês. “Com isso, e também com os cerca de R$ 600 mil de Licença Prêmio, mais o incremento da mudança de nível, será injetado um grande volume de recursos na economia do município, isso é bom principalmente para o comércio local”, destaca a secretária.


A secretária de Educação do município, Dilce Moura, falou sobre as perspectivas para o ano de 2015. Segundo ela, nesse próximo ano a Secretaria vai trabalhar para ampliar a ‘Reserva Técnica’, que é a redução da carga horária em sala de aula. “Nós já contemplamos os professores do Ensino Fundamental II e em 2015 a redução deve ser estendida também aos professores do Fundamental I e da Educação Infantil”, diz. Dilce também afirmou que 2015 será o ano das construções de novos prédios escolares e novas quadras poliesportivas, além da implantação de 4 novas creches no município.

Estavam presentes no restaurante Mistura Fina, além das secretárias Lucilene e Dilce, membros do corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação, o vereador Mazurkiewicz de Oliveira Ribeiro – ‘Mazuk’ (PV), e os 126 professores participantes do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), que objetiva a alfabetização das crianças até os oito anos de idade.


Os professores comemoravam o final de mais um ano de formação no PNAIC e estavam vindo de um seminário de encerramento, ocorrido na Escola Polivalente, onde assistiram palestras ministradas por professores da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). De acordo com Cristiane Cardoso, coordenadora do PNAIC em Itamaraju, o município já participa do programa desde 2013. “No primeiro ano a formação teve como foco a disciplina Língua Portuguesa e esse ano o foco foi Matemática”, ressalta. Atualmente, mais de 97% do corpo docente da Educação municipal já possui nível superior ou especialização na área.

Mais fotos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju