Itamaraju: Secretaria de Saúde começa a pagar salários de novembro nesta terça-feira

O atraso no repasse provocou atraso no pagamento, só no final da tarde desta segunda (22) parte do dinheiro do repasse (70%) foi liberado para o Fundo Municipal de Saúde de Itamaraju

NILSON CHAVES

O drama dos servidores da Saúde do município de Itamaraju continua, isso porque o Ministério da Saúde, que costuma repassar todo o recurso até o dia 10 de cada mês, excepcionalmente esse mês só autorizou o repasse de parte desses recursos (70% do Bloco MAC – Média e Alta Complexidade) na última sexta-feira (19/12).


Mesmo com a liberação na sexta, o dinheiro só foi disponibilizado pelo Banco do Brasil no final da tarde desta segunda-feira (22/12). De acordo com a secretária municipal de Saúde, Gilma Teixeira, só depois da liberação do recurso em conta é que a Secretaria pôde efetuar o pagamento de parte dos servidores da Saúde, “esses quase R\$ 528 mil infelizmente não são suficientes para pagar a todos os servidores da Saúde, os demais só receberão depois do dia 5 de janeiro quando o MS efetuar o repasse dos outros 30% do MAC de novembro”, explica Teixeira, assinalando que os servidores que serão pagos em janeiro, representam um montante de aproximadamente R\$ 150 mil a receber.

Na última sexta-feira foi publicado no site do Fundo Nacional de Saúde um texto no qual informava sobre o repasse de 70% do Bloco MAC. O mesmo texto agradecia aos gestores pela “compreensão quanto ao atraso involuntário do repasse”. Apesar de o problema ter existido e qualquer cidadão ter a confirmação dessas informações no site do FNS (www.fns.saude.gov.br), um vereador do Partido dos Trabalhadores, concedeu entrevista a uma emissora de rádio ligada à família do deputado Ronaldo Carletto, onde de forma leviana e irresponsável, supôs que o problema havia ocorrido por má gestão do município e da Secretaria Municipal de Saúde.


A falta de repasse não penalizou apenas o município de Itamaraju, mas todos os municípios do país e as justificativas apresentadas pelo FNS puderam ser acompanhadas por qualquer cidadão que quisesse ter acesso às informações de forma verdadeira, o que não é o caso do vereador, muito menos da emissora ligada ao deputado.

De acordo com a secretária de Saúde, que se mostrou muito preocupada com essa fragmentação de recursos, algo jamais visto por ela em 14 anos de serviços prestados a Saúde Pública, o problema só não foi mais grave, porque o prefeito municipal Manoel Pedro Rodrigues Soares e a secretária Lucilene Curvelo (Finanças), socorreram a Secretaria de Saúde, autorizando um repasse de emergência com recursos do município. “Graças a esse recurso, nós conseguimos pagar o 13º dos servidores da Saúde concursados, eles estavam com seus salários atrasados, mas receberam o 13º na última sexta-feira”, explica Gilma.



A secretária informou que os salários referentes ao mês de novembro devem começar a cair nas contas de parte dos servidores entre a noite desta segunda-feira (22/12) e a manhã de terça-feira (23/12), “vamos pagar a maior parte da folha com esses 70%, gostaríamos muito de pagar 100% da folha, mas sem o recurso todo é impossível”, pondera. Esse problema dá margem a muitos questionamentos, o principal é: por que faltou dinheiro para o repasse da Saúde aos municípios? Essa explicação não cabe ao FNS, mas ao Ministério da Saúde e a Presidente da República que, aliás, é do mesmo partido do vereador que gosta de conjecturas.


Enquanto o Governo Federal, que é do PT, está envolvido cada vez mais em suspeitas de crimes de corrupção de toda sorte. O município de Itamaraju tem dado um exemplo de zelo com a coisa pública. Tem sido uma marca da atual gestão, investir cada centavo oriundo dos cofres do estado ou dá união, naquilo para o qual foi destinado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio