Em sessão tranquila e com Chapa Única, Luiz Pita é eleito presidente da Câmara de Itamaraju

NILSON CHAVES


Apesar de um forte aparato policial presente na Câmara Municipal de Itamaraju na manhã desta quinta-feira (11/12/14), a sessão extraordinária que elegeu a nova mesa diretora da Casa de Leis para o biênio 2015/2016 transcorreu em absoluto clima de tranquilidade, bem diferente do que aconteceu na sessão ordinária da última terça-feira (09/12), quando militantes e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores tumultuaram a sessão a ponto desta ter que ser anulada. 

No tumulto generalizado por conta de uma cédula rasurada, os vereadores de oposição se inflamaram e partiram pra cima do presidente da casa. Os mais exaltados eram Osvaldo Silveira Rocha (Valzão) e Jose Antônio Sousa Portugal , ambos do PT. Valzão chegou a quebrar os óculos do comandante da Polícia Militar em Itamaraju, Major Leão. Já Antônio Portugal, ficou completamente transtornado e chegou a agredir o presidente da Câmara, vereador Rubens do Hospital, que se manteve passivo, não esboçando qualquer tipo reação, apenas se afastou do agressor. As cenas relatadas, que configuram a quebra de decoro parlamentar, podem ser vistas num vídeo postado pelo Portal Cocobongo.


Na sessão desta quinta-feira, estavam presentes, além do presidente Rubens Cleudes de Jesus Neves (PR), os vereadores Sergio Luiz da Silva Pita (PSD), Clemilson Gomes dos Santos - Kéu de Júlio Martins (PP), Janilton de Souza Dias – Jânio (PC do B), Almerindo Oliveira do Nascimento - Irmão Almerindo (PSC), Evandro de Jesus (PHS), Mazurkiewicz de Oliveira Ribeiro – Mazuk (PV) e Adriano Pinaffo (PV). Os oito vereadores garantiam quórum suficiente para apreciação das matérias e para a eleição da nova mesa diretora.

Já na abertura dos trabalhos legislativos foi lido um documento que anunciava a formação de um bloco parlamentar integrado pelos oito vereadores presentes e liderado pelo vereador Rubens do Hospital. De acordo com o presidente, esse bloco parlamentar pode ser mantido até o fim do mandato dos vereadores, em dezembro de 2016, isso vai facilitar o alinhamento dos vereadores de situação na hora das tomadas de decisão. 

Em seguida foi lido requerimento solicitando o registro da chapa “Por um Legislativo forte”, tendo como presidente - o vereador Luiz Pita, vice-presidente – Kéu de Júlio Martins, 1º secretário - Evandro Enfermeiro, e, 2º secretário – Jânio de Dal. Se comparada com a chapa apresentada na sessão passada, nota-se a ausência do nome do atual presidente Rubens, em detrimento da presença do vereador Evandro Enfermeiro.

Rubens pode ter decidido dar lugar ao colega na chapa, como forma de remediar uma falha na articulação da semana passada, já que Evandro, que é um vereador de situação, pode ter supostamente decidido compor a chapa de oposição, por não ter tido espaço na chapa de Luiz Pita. Depois de muita conversa, Evandro acabou aceitando voltar para o grupo de situação e isso foi determinante para a realização da sessão e para a eleição da nova chapa.

Os vereadores Paulo Vitor e Chico do Hotel tentaram interromper a sessão, entregando ao presidente um ofício assinado pelo advogado do grupo de oposição, dando conta de que este grupo havia impetrado com ação judicial objetivando garantir a eleição de Chico do Hotel, mas o presidente entendeu que devia dar continuidade aos trabalhos legislativos, até porque não existia naquele momento nenhuma decisão judicial que o impedia. Como os vereadores de oposição não estavam oficialmente presentes, não houve inscrição da segunda chapa e a eleição acabou acontecendo com chapa única. A nova mesa diretora da Câmara Municipal de Itamaraju acabou sendo eleita legitimamente por oito votos a zero.


O novo presidente, Luiz Pita, 52 anos, um velho conhecido da comunidade itamarajuense, é formado em Administração de Empresas, trabalhou no comércio com o seu pai, atuou na CIRETRAN de Itamaraju por 15 anos, está no quarto mandato como vereador e já presidiu o Legislativo itamarajuense. Luiz Pita, que deve ser empossado presidente na primeira sessão do próximo ano, prometeu uma gestão transparente, priorizando a participação popular, “vamos sempre buscar o diálogo e as decisões serão tomadas sempre em consenso”, destacou.

Luiz Pita é filho do ex-vereador por três mandatos e ex-presidente do Legislativo, Augusto Soares Pita. Um homem respeitado por sua postura firme e por ter um posicionamento sempre definido a respeito de todos os assuntos. Augusto Pita foi um dos fundadores da "Loja Maçônica Deus Caridade e Justiça" e, enquanto presidente da Câmara chegou a receber o mérito outorgado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia como o Presidente da Câmara mais correto de todos os tempos no município. Augusto Pita faleceu em 15 de março de 1997, vítima de um infarto do miocárdio.

Durante a sessão de quinta-feira, também foram aprovados na ordem do dia, o Projeto de Lei 20/2014, de autoria do vereador Paulo Vitor, que determina a instalação de biombos nas agências bancárias do município de Itamaraju; e o PL 19/2014, Lei Orçamentária Anual – LOA, que estima receita e fixa despesas para o exercício financeiro de 2015, com três emendas, de autoria dos vereadores Chico do Hotel e Antônio Portugal.

Comentários