Chaves das casas do Residencial Italage já estão com seus novos proprietários

NILSON CHAVES

As 494 unidades do Conjunto Residencial Italage foram entregues aos seus proprietários na manhã desta sexta-feira (26/12/2014), durante um mutirão de assinatura de contratos organizado pela Caixa Econômica Federal com o apoio logístico da Prefeitura Municipal de Itamaraju. Como local para a assinatura dos contratos e entrega das chaves, foi escolhida a Escola Municipal Urbis-II, localizada no Conjunto Habitacional de mesmo nome, vizinho ao Residencial Italage.



A entrega das chaves foi assistida pelo prefeito municipal Manoel Pedro Rodrigues Soares, o Pedro da Campineira, que estava acompanhado do vice-prefeito Luiz Mário e do vereador Luiz Pita. Representando a Caixa Econômica Federal, estavam presentes, além do gerente da agência local, Grimaldo Ferreira Oliveira, o superintendente regional, Marcus Vinícius Nascimento, três gerentes regionais, o gerente geral de uma agência de Itabuna e mais 5 servidores que atuam no setor de habitação.


Para agilizar o processo de assinatura dos contratos, a Caixa distribuiu os beneficiários pelas iniciais de seus nomes em seis salas da escola. Mesmo assim, os trabalhos iniciados às 9 horas, só foram concluídos por volta das 14 horas. Em cada sala, com um representante da CEF, os mutuários iam assinando o contrato e retirando o ‘Termo de Recebimento de Imóvel’ em quatro vias. Uma das vias era entregue na retirada das chaves do imóvel em um caminhão estacionado do lado de fora da escola.


As outras vias vão servir para solicitar a ligação da água e energia elétrica, e vai servir também como um documento provisório. Por falar em água e luz, por conta do recesso das empresas concessionarias dos serviços de distribuição, estes serviços só serão disponibilizados a partir do dia 5 de janeiro. Aos que pretendem construir muro ou ampliar as casas, a Caixa informa que eles devem participar de uma reunião que vai acontecer na Câmara Municipal de Itamaraju no dia 12 de janeiro, onde serão passadas as orientações necessárias.


José Almeida Silva, 63 anos, o primeiro mutuário a assinar o contrato, que recebeu as chaves das mãos do prefeito Manoel Pedro, disse estar muito feliz, “quando eu fiz a inscrição todo mundo falava que era rolo, mas agora estou recebendo minha casa própria, se eu pudesse mudava hoje mesmo, estou pagando R$ 250 de aluguel, só não vou mudar porque não tem como ligar luz e água”, disse. Seu José que é de Itamaraju e deixou os filhos no estado de Rondônia, vai morar sozinho na nova casa.




A intenção do gerente Grimaldo era a de entregar as residências aos contemplados antes do Natal, o que não foi possível por conta do atraso na confecção dos contratos, “não deu pra ser antes do Natal, mas pelo menos os novos proprietários dos imóveis vão poder começar o ano de 2015 de casa nova”, comemora.

Durante a entrega das chaves, os beneficiários, demonstrando felicidade transbordante, elogiaram todo o trabalho de cadastramento feito pela Prefeitura Municipal de Itamaraju, “foi realmente feito com transparência, senão eu não estaria aqui, porque não tenho amizade com ninguém da Prefeitura”, disse uma das novas mutuárias. Vale destacar que, como já foi dito pela secretária de Finanças, Lucilene Curvelo, “coube ao município apenas cadastrar as famílias dentro de um perfil estipulado pelo programa, mas foi a Caixa quem analisou os cadastros e decidiu quais seriam os novos mutuários”.







Aos que não conseguiram sua casa própria no Residencial Italage, o prefeito Pedro da Campineira lembra que mais 1,6 mil unidades ainda serão entregues. “Nossa equipe tem se empenhado no sentido de elaborar projetos voltados para a habitação, e já estamos colhendo os frutos, já está em fase de construção as mil e seis unidades no Bela Vista, e já temos a previsão de início de mais outras 600 casas, tudo isso com doação de área e contrapartida do município, e se tudo correr dentro do que esperamos, vamos entregar mais casas ainda nesse mandato”, assegurou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju