Reunião define compra de mobiliários e equipamentos para creches e pré-escolas de Itamaraju

NILSON CHAVES

Em reunião ocorrida na manhã desta terça-feira, 18 de novembro, na sala de reuniões do Centro Administrativo de Itamaraju (CEADI), técnicos das Secretarias Municipais de Educação e Finanças, discutiram sobre a aquisição de equipamentos e material de consumo para as creches e pré-escolas do município. Além dos técnicos, estavam presentes também as secretárias Lucilene Curvelo - Finanças, e Dilce Moura - Educação.


Aproximadamente 50 turmas de educação infantil, 13 destas na sede do município, serão beneficiadas com a aquisição dos mobiliários e demais equipamentos, entre estes, computadores, bebedouros, mesas, cadeiras, armários e material de consumo. Os recursos são do Governo Federal (parte destes do Programa Brasil Carinhoso). Durante a reunião foi estudada a possibilidade também da aquisição de um novo veículo para a Secretaria de Educação, que ficaria a serviço do Setor de Educação Infantil.

A secretária Lucilene Curvelo explicou que aquele encontro tinha o objetivo de gerar um levantamento das necessidades de cada escola ou creche, para então relacionar os equipamentos que devem ser comprados para atender a cada unidade, “a partir daí nós vamos poder ter subsídios suficientes para criar a licitação de compras desses produtos e serviços”, explica Curvelo, acrescentando que esta licitação deve ser lançada já nos próximos dias, haja vista a necessidade urgente das escolas e também a disponibilidade dos recursos, que “já estão à mão, agora é se organizar para comprar”, comemora a secretária.

De acordo com o Plano Nacional de Educação, os municípios devem universalizar a pré-escola, que é a educação para crianças entre 4 e 5 anos, até o ano de 2016. Isso significa que nenhuma criança nessa faixa etária poderá estar fora da escola a partir de 2016. O mesmo plano também determina que os alunos de creche, de zero a três anos, devem estar inseridos na educação até 2024. Por isso, o Governo Federal tem investido na construção de creches e na compra de equipamentos para creches e pré-escolas. 


Uma informação passada por Márcia Lacerda Santos, coordenadora municipal do Plano de Ações Articuladas (PAR), foi a de que todas as creches, inclusive as que estão para abrir, já tem uma clientela garantida, por conta da demanda que é muito grande pra essa faixa etária, “as creches que nascem já nascem superlotadas”, enfatiza Márcia Lacerda. De acordo com a secretária municipal de Educação, Dilce Moura, atualmente estão em processo de implantação no município, 4 creches, algumas dessas devem já estar funcionando a partir do ano que vem.

Para a secretária Lucilene Curvelo, a reunião foi importante no sentido de estreitar os laços, entre as duas Secretarias, e dar a noção aos técnicos da Educação de como as coisas funcionam na Secretaria de Finanças, e vice-versa. Lucilene aproveitou a oportunidade para cobrar da equipe da Educação, o levantamento de questões como o transporte escolar e merenda escolar para o próximo ano letivo, com o intuito de evitar problemas de início de ano. A reunião também tratou dos primeiros preparativos para a Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal que deve acontecer em fevereiro.

Comentários