Prédio da Escola Municipal Duque de Caxias será demolido

NILSON CHAVES

O prédio que abriga a Escola Municipal Duque de Caxias, localizado à Rua Piauí, no Centro de Itamaraju, será demolido e reconstruído. A demolição está marcada para o próximo mês e a boa notícia foi divulgada na noite desta quinta-feira (13/11) a toda comunidade educacional da unidade, durante um evento, batizado de “Ritual de Passagem”, realizado no Centro de Convivência do Idoso, no Bairro de Fátima.


Além dos corpos, docente e discente, da Escola, pais de alunos, ex-alunos, servidores e colaboradores; estavam presentes também as secretárias municipais de Educação - Dilce Moura, e Finanças - Lucilene Curvelo, e o prefeito municipal Manoel Pedro Rodrigues Soares, o ‘Pedro da Campineira’.

Fundada em março de 1978, pelo então prefeito de Itamaraju, Almir Nobre de Almeida, a Escola Municipal Duque de Caxias acabou se tornando, ao longo desses 36 anos, referência nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Anos), se destacando entre as escolas com melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no município. 


“Se temos conseguido fazer história num prédio pequeno, sem tanta infraestrutura, imagina em um prédio novo e mais amplo”, assinala Giselia Martins Rodrigues, coordenadora da unidade, comentando uma apresentação com registros fotográficos dos principais eventos ocorridos na unidade ao longo dos últimos anos. “Hoje temos alunos egressos em várias partes do Brasil e do mundo”, comemora a coordenadora.

A diretora da Escola Municipal Duque de Caxias, Elza Maria Prado Ramos Franco, aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito Manoel Pedro, por ele estar sempre atento às necessidades da Escola. “Desde que assumiu a Prefeitura o senhor tem se comprometido e tem feito muito pela educação do nosso município, as pessoas às vezes não conhecem nem sabem do quanto o senhor trabalha pela Educação, por isso eu defendo que o senhor deveria divulgar mais as suas ações”, disse, acrescentando que o convênio que vai possibilitar a reconstrução da unidade só foi assinado porque Itamaraju tem uma Prefeitura organizada e um gestor competente.


Ao se pronunciar aos quase 500 presentes, o prefeito agradeceu pela manifestação de confiança e carinho recebida da parte daquela comunidade escolar e concordou com a diretora, “por onde passo, sempre ouço que preciso divulgar mais as nossas ações, talvez seja mesmo uma falha nossa não dá tanta importância à publicidade dos nossos feitos, mas a realidade é que meu governo está mais preocupado em fazer do que divulgar”, pontuou o chefe do Executivo.

Manoel Pedro também fez questão de relembrar alguns problemas enfrentados no início de sua gestão, quando encontrou crianças estudando em um galpão no Bairro Novo Prado e resolveu a questão acelerando a obra de construção da nova Escola do bairro. “Quando assumi a Prefeitura, os professores estavam ameaçando uma greve, e estavam no direito deles, porque não recebiam seus salários à quase 90 dias. Naquele momento fiz um compromisso com a categoria e honrei o compromisso firmado, em menos de 45 dias os salários atrasados foram quitados”, destaca.


Ainda falando de Educação, Manoel Pedro enfatizou que, além da Escola Municipal Duque de Caxias, destacada como prioritária, dada sua localização estratégica e sua qualidade de ensino, outras 19 serão construídas ou reconstruídas na sede e no interior do município. 

A secretária municipal de Finanças, Lucilene Curvelo, usou a palavra inicialmente para elogiar o trabalho que tem sido feito pela equipe da Diretora Elza Maria, “vocês sabem que costumo falar o que penso, às vezes até sou mal compreendida, não sou de demagogia, por isso quero aqui parabenizar o trabalho de vocês, dos professores, da coordenadora Giselia, porque se a escola alcançou essa posição de destaque entre as escolas do município, é porque vocês se dedicaram, por isso, nada mais justo que o nosso reconhecimento”, destacou.


Lucilene também aproveitou para esclarecer que nenhum recurso viria para o município se este não estivesse com as contas em dia, e tivesse algum tipo de restrição no Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin). “Além de estar com o nome limpo, o município de Itamaraju também tem que ter condição de dar a contrapartida, senão a obra não acontece, portanto essa obra só vem comprovar a seriedade, a responsabilidade e a competência do nosso prefeito”, ressalta Curvelo, agradecendo ao prefeito pela confiança dispensada a ela.

A secretária municipal de Educação, Dilce Moura, que tem um neto matriculado na Duque de Caxias, também fez uso da palavra para destacar a metodologia empregada na unidade que, segundo ela, tem alcançado resultados muito melhores que várias escolas particulares. A secretária também afirmou que Pedro é o melhor gestor para a Educação, da história do município, pois conseguiu, com recursos do tesouro municipal, reformar a maior parte das cerca de 80 escolas da rede pública municipal, entre outras conquistas.


Sobre a nova Escola Municipal Duque de Caxias, a secretária Dilce Moura foi além das expectativas quando afirmou que o novo prédio terá 12 salas de aula, ao invés das seis divulgadas anteriormente e, contará ainda com uma quadra poliesportiva. 

A notícia deixou os pais de alunos e toda a equipe docente da unidade muito feliz. De acordo com a secretária, o município vai pleitear a ampliação de ofertas para novas séries, atualmente a unidade só atende alunos do 1º ao 5º ano. Com a ampliação irá ofertar vagas para todas as séries do Ensino Fundamental. O evento foi encerrado com a leitura, pelo professor Armando Azevedo, de um cordel com a história da Escola Municipal Duque de Caxias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju