Itamaraju: HMI de rosa pela prevenção ao câncer de mama

NILSON CHAVES

A mulher deve ser sensibilizada, estimulada a conhecer seu corpo, tocar-se, buscar exames preventivos, como exame clínico das mamas nas unidades de saúde, e principalmente, a mamografia, que deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos.


Com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para isso e também alertá-la sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju resolveu aderir ao ‘Outubro Rosa’, uma campanha de conscientização que começou em 1990, nos Estados Unidos, e hoje é prática em todo o mundo.

Em Itamaraju, a adesão ao Outubro Rosa começou pelo Hospital Municipal. O local recebeu decoração na cor rosa, foi fixado na porta de acesso à recepção um grande laço rosa, símbolo da campanha, e os servidores estão se vestindo de rosa, por entenderem que prevenção é tarefa de todos. “queremos despertar o olhar de toda mulher para o seu corpo”, pontua a enfermeira Cristina Moreau, coordenadora administrativa do HMI.


A coordenadora informou que estão cadastradas no TFD – Tratamento Fora do Domicílio, atualmente em Itamaraju, 84 pacientes em tratamento de câncer de mama, mas o hospital também atende àqueles que buscam tratamento sem esse serviço de encaminhamento. “A incidência é alta, assim como acontece em todo Brasil e no mundo, por isso temos razão em nos preocupar”, ressalta Moreau.

A enfermeira explica que o índice de cura está diretamente relacionado à precocidade do diagnóstico. “Por isso, nos mantemos “de rosa”, chamando a atenção de toda mulher, trabalhadora, mãe, filha, esposa, tia, amiga e irmã. Estamos unidos no mesmo objetivo, de que toda mulher atendida neste hospital, durante o mês de outubro, seja incentivada, despertada, para se cuidar, se conhecer, e prevenir-se contra o câncer de mama”, destaca.


As pessoas que chegam ao Hospital Municipal de Itamaraju e se deparam com o laço na porta principal, o rosa nas paredes da recepção e nas vestimentas dos servidores, imaginam que aquela é uma grande brincadeira, mas a secretária municipal de Saúde assegura que a iniciativa é séria e tem objetivo salutar, o se chamar a atenção das mulheres para a necessidade dos exames que detectam o câncer de mama.

“Cada mulher atendida aqui no HMI tem que sentir essa vibração de afeto e sensibilidade com sua saúde”, pontua a secretária Gilma Teixeira, acrescentando que não só o Hospital Municipal de Itamaraju aderiu ao Outubro Rosa, mas a maioria das unidades básicas de saúde e a Policlínica Municipal. 


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com apoio da oposição, servidores prometem protesto na Alba

5º Festival das Baleias será realizado em setembro na cidade de Prado

25 Postos de Vacinação irão funcionar em Itamaraju no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio