Itamaraju: HMI de rosa pela prevenção ao câncer de mama

NILSON CHAVES

A mulher deve ser sensibilizada, estimulada a conhecer seu corpo, tocar-se, buscar exames preventivos, como exame clínico das mamas nas unidades de saúde, e principalmente, a mamografia, que deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos.


Com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para isso e também alertá-la sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju resolveu aderir ao ‘Outubro Rosa’, uma campanha de conscientização que começou em 1990, nos Estados Unidos, e hoje é prática em todo o mundo.

Em Itamaraju, a adesão ao Outubro Rosa começou pelo Hospital Municipal. O local recebeu decoração na cor rosa, foi fixado na porta de acesso à recepção um grande laço rosa, símbolo da campanha, e os servidores estão se vestindo de rosa, por entenderem que prevenção é tarefa de todos. “queremos despertar o olhar de toda mulher para o seu corpo”, pontua a enfermeira Cristina Moreau, coordenadora administrativa do HMI.


A coordenadora informou que estão cadastradas no TFD – Tratamento Fora do Domicílio, atualmente em Itamaraju, 84 pacientes em tratamento de câncer de mama, mas o hospital também atende àqueles que buscam tratamento sem esse serviço de encaminhamento. “A incidência é alta, assim como acontece em todo Brasil e no mundo, por isso temos razão em nos preocupar”, ressalta Moreau.

A enfermeira explica que o índice de cura está diretamente relacionado à precocidade do diagnóstico. “Por isso, nos mantemos “de rosa”, chamando a atenção de toda mulher, trabalhadora, mãe, filha, esposa, tia, amiga e irmã. Estamos unidos no mesmo objetivo, de que toda mulher atendida neste hospital, durante o mês de outubro, seja incentivada, despertada, para se cuidar, se conhecer, e prevenir-se contra o câncer de mama”, destaca.


As pessoas que chegam ao Hospital Municipal de Itamaraju e se deparam com o laço na porta principal, o rosa nas paredes da recepção e nas vestimentas dos servidores, imaginam que aquela é uma grande brincadeira, mas a secretária municipal de Saúde assegura que a iniciativa é séria e tem objetivo salutar, o se chamar a atenção das mulheres para a necessidade dos exames que detectam o câncer de mama.

“Cada mulher atendida aqui no HMI tem que sentir essa vibração de afeto e sensibilidade com sua saúde”, pontua a secretária Gilma Teixeira, acrescentando que não só o Hospital Municipal de Itamaraju aderiu ao Outubro Rosa, mas a maioria das unidades básicas de saúde e a Policlínica Municipal. 


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.


Comentários