Candidatos apoiados pelo prefeito Pedro da Campineira foram os mais bem votados de Itamaraju

NILSON CHAVES

O vencedor das eleições 2014 no estado da Bahia foi o Partido dos Trabalhadores. Além de proporcionar vitória à presidente Dilma e aos candidatos Rui Costa (Governo do Estado) e Otto Alencar (Senado), a sigla em composição com vários outros partidos ainda arrebanhou as maiores bancadas para a Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa da Bahia. 

Mas há de se destacar que o partido só conseguiu eleger 3 governadores, contra 5 na última eleição, e fez sua menor bancada desde a eleição de Lula, o que sinaliza um declínio em nível nacional.

Avaliando o resultado em Itamaraju, a conclusão é a de que o atual prefeito Manoel Pedro Rodrigues Soares, opositor ao Partido dos Trabalhadores, foi o grande vencedor, porque entre todos os grupos políticos locais, o grupo do prefeito obteve vitória para todos os candidatos apoiados por ele, superando até os nomes dos políticos que se dizem da cidade e estão acostumados a vencer no município.

Certamente, os grupos políticos adversários do atual gestor, já previam o que estava pra acontecer. Preocupados com a vergonha que seria ter seus candidatos menos votados que os candidatos de Pedro, esses grupos empreenderam uma aterrorizante ofensiva em seus veículos de comunicação, por muitas vezes até injusta e desleal, objetivando descaracterizar tudo o que está sendo feito no município.

Mas não teve jeito, o PT só obteve vitória em Itamaraju para o cargo de presidente da república, isso porque o prefeito não se posicionou sobre quem seria o candidato do grupo ao Palácio do Planalto, apenas deixou claro que ele [Pedro] seguiria com Marina. Muitos dos integrantes do grupo do prefeito decidiram votar em Dilma, outros optaram por Aécio, tudo absolutamente normal, de acordo com Campineira. 

“Eu sou um democrata, o meu grupo já sabia que o empenho seria pelos candidatos ao Governo do Estado, ao Senado, à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, o voto para presidente eu fiz questão de deixar todos à vontade para que votassem em quem quisessem, decidi assim porque percebi que o grupo estava muito dividido quanto a essa questão e, a opinião das pessoas do meu grupo conta muito pra mim”, destaca Campineira.


Pra quem achava que o prefeito e o seu grupo, incluindo a competente secretária de Finanças Lucilene Curvelo, estavam de bola murcha, o povo de Itamaraju mais uma vez deu uma demonstração de que não se emprenha pelo ouvido, mas se deixa levar principalmente pelo que tem acontecido a sua volta. 


O povo mais uma vez atendeu ao chamado de Pedro da Campineira e deu aos candidatos apoiados por ele a maior votação, para o desespero dos políticos adversários. Paulo Magalhães e Robério Oliveira foram os candidatos mais bem votados para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa, respectivamente. Paulo Souto e Geddel Vieira obtiveram a maior soma de votos nas seções de Itamaraju para o Governo da Bahia e Senado, nessa ordem. Todos eles apoiados pelo prefeito Manoel Pedro, por isso não se pode negar que Pedro e seu grupo, foram os maiores vencedores dessas eleições em Itamaraju e isso merece respeito, principalmente por parte dos próximos governantes do estado.



Comentários