Secretaria de Desenvolvimento Social leva serviços assistenciais ao distrito de Nova Alegria

NILSON CHAVES

O distrito de Nova Alegria, distante 60 quilômetros da sede (Itamaraju), recebeu na última semana a visita de equipes das Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Social. O objetivo das visitas foi o de levar as assistências aos moradores do maior povoado itamarajuense.

Já na quinta-feira, 18 de setembro, aproximadamente 20 agentes do Controle de Endemias, coordenados por Cleidiane Lopes, visitaram todas as residências de Nova Alegria com aplicação de larvicida nos reservatórios de água, auxílio na limpeza dos locais evitando que o mosquito transmissor da dengue se reproduza, além da conscientização sobre o combate a dengue.

Cleidiane Lopes
 


A Secretaria Municipal de Saúde também esteve presente na sexta-feira (19), por intermédio do Programa Saúde na Escola (PSE), ministrando uma palestra sobre saúde bucal com entrega de kits contendo escova, creme e fio dental. Tudo acompanhado por uma das coordenadoras do programa, a enfermeira Juliana Molina, 27 anos.


Também na sexta-feira, no Posto de Saúde de Nova Alegria, uma equipe com psicóloga e assistentes sociais do CRAS-II (Centro de Referencia de Assistência Social) atenderam às famílias em situação de vulnerabilidade social. A psicóloga Elaine Matos de Sá e as assistentes sociais Joely Magalhães e Arlândia Moura também realizaram visitas a algumas residências de Nova Alegria.





Além do Posto de Saúde Dr Artur Magalhães Menezes e do Centro de Cidadania Digital de Nova Alegria, os trabalhos das equipes da Saúde e Desenvolvimento Social foram realizados também na Escola Municipal Walter Carvalho. Lá foi montado um QG do Programa Bolsa Família, com três computadores ligados a internet, onde as pessoas puderam tirar dúvidas com os técnicos que atendem na Secretaria de Desenvolvimento Social e fazer alguns serviços como cadastro no Programa e recadastramento de benefício.


Os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social levaram uma relação com nomes de moradores de Nova Alegria que precisavam fazer o recadastramento, por estarem a mais de dois anos sem atualizar as informações. Os casos que não puderam ser resolvidos na Escola Municipal Walter Carvalho, foram pré-agendados para atendimento na sede da Secretaria em Itamaraju. Também passaram pela Escola Walter Carvalho acompanhando os trabalhos, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Evando Rodrigues, e o vice-prefeito, Luiz Mário.



Para Elenice Pereira de Oliveira, 23 anos, moradora do distrito, a iniciativa de levar as estruturas de Saúde e Desenvolvimento Social para Nova Alegria ajudam demais os moradores da localidade. Ela que já havia feito o cadastro no Bolsa Família, teria que voltar a Itamaraju só pra obter uma segunda via do protocolo com o número do cadastro, “quando eu fiz o cadastro eles me deram o protocolo, só que molhou e rasgou e eu precisava de outro pra ficar acompanhando o processo até receber o cartão”, conta. Um novo protocolo foi emitido lá mesmo no local e entregue à moradora.

Elenice Pereira de Oliveira


A ida das equipes ainda proporcionou uma manhã agradável às crianças e adolescentes, assistidos pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em Nova Alegria, que puderam brincar e jogar futebol no campo do distrito.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju