Itamaraju: Secretaria de Desenvolvimento Social quer retirar meninos do lixão
NILSON CHAVES
A Prefeitura Municipal de Itamaraju, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, quer conscientizar as famílias que trabalham com o lixo, dos riscos que os resíduos sólidos podem trazer aos que têm contato direto com eles. Diariamente, dezenas de pessoas se dirigem, ao local onde é depositado o lixo do município, para trabalhar. É de lá que eles tiram seu sustento.
Talvez por não conhecerem os riscos aos quais estão expostos, os moradores das proximidades do lixão, localizado próximo a pista de pouso de Itamaraju, manuseiam o lixo sem o uso de nenhum tipo de proteção, potencializando os perigos da exposição aos produtos radioativos, ao chorume e aos gases produzidos ali. De acordo com informações de pessoas que já visitaram o local, existem também crianças que são levadas pelos pais para ajudar no trabalho do lixão.
Para a coordenadora do PETI, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Selma Ribeiro de Oliveira, 39 anos, se faz necessário um trabalho de conscientização, que tenha o objetivo de sensibilizar e informar aos pais sobre os riscos que correm as crianças que vivem no lixão e trabalham lá, “elas, assim como qualquer pessoa, estão vulneráveis a toda sorte de riscos”, conscientiza Oliveira.
Por isso, seguindo determinação do secretário de Desenvolvimento Social, Evando Rodrigues, o PET vai realizar nesta quinta-feira, dia 2 de outubro, às 10 horas, no campo de pouso, próximo ao lixão, várias palestras voltadas para essa problemática.
A enfermeira Gleida Danese, discorrerá sobre os males causados pelo lixo à saúde do indivíduo que tem contato com ele; o conselheiro tutelar Irismar Santana vai falar sobre os direitos e deveres da criança; e a assistente social Márcia Frazon, vai informar sobre os programas sociais desenvolvidos no município, principalmente os programas voltados para as crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.
O evento é parte integrante do Projeto Criança Fora do Lixo, do PETI, com o apoio da Prefeitura Municipal de Itamaraju e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. De acordo com a coordenadora do PETI, essa vai ser uma oportunidade para que a Secretaria possa apresentar os programas desenvolvidos em Itamaraju.
“As criança podem ser incluídas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Familiar, seus familiares podem ingressar em programas como o CRAS onde poderão participar de cursos de pintura, corte e costura, alimentos e vários tipos de artesanato, isso vai servir pra gerar renda para essas famílias”, pontua Selma, acrescentando que na oportunidade, algumas famílias serão cadastradas no programa Bolsa Família.
Comentários