Itamaraju: Secretaria de Desenvolvimento Social quer retirar meninos do lixão

NILSON CHAVES

A Prefeitura Municipal de Itamaraju, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, quer conscientizar as famílias que trabalham com o lixo, dos riscos que os resíduos sólidos podem trazer aos que têm contato direto com eles. Diariamente, dezenas de pessoas se dirigem, ao local onde é depositado o lixo do município, para trabalhar. É de lá que eles tiram seu sustento.

Talvez por não conhecerem os riscos aos quais estão expostos, os moradores das proximidades do lixão, localizado próximo a pista de pouso de Itamaraju, manuseiam o lixo sem o uso de nenhum tipo de proteção, potencializando os perigos da exposição aos produtos radioativos, ao chorume e aos gases produzidos ali. De acordo com informações de pessoas que já visitaram o local, existem também crianças que são levadas pelos pais para ajudar no trabalho do lixão. 

Para a coordenadora do PETI, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Selma Ribeiro de Oliveira, 39 anos, se faz necessário um trabalho de conscientização, que tenha o objetivo de sensibilizar e informar aos pais sobre os riscos que correm as crianças que vivem no lixão e trabalham lá, “elas, assim como qualquer pessoa, estão vulneráveis a toda sorte de riscos”, conscientiza Oliveira.

Por isso, seguindo determinação do secretário de Desenvolvimento Social, Evando Rodrigues, o PET vai realizar nesta quinta-feira, dia 2 de outubro, às 10 horas, no campo de pouso, próximo ao lixão, várias palestras voltadas para essa problemática. 

A enfermeira Gleida Danese, discorrerá sobre os males causados pelo lixo à saúde do indivíduo que tem contato com ele; o conselheiro tutelar Irismar Santana vai falar sobre os direitos e deveres da criança; e a assistente social Márcia Frazon, vai informar sobre os programas sociais desenvolvidos no município, principalmente os programas voltados para as crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.

O evento é parte integrante do Projeto Criança Fora do Lixo, do PETI, com o apoio da Prefeitura Municipal de Itamaraju e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. De acordo com a coordenadora do PETI, essa vai ser uma oportunidade para que a Secretaria possa apresentar os programas desenvolvidos em Itamaraju.

“As criança podem ser incluídas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Familiar, seus familiares podem ingressar em programas como o CRAS onde poderão participar de cursos de pintura, corte e costura, alimentos e vários tipos de artesanato, isso vai servir pra gerar renda para essas famílias”, pontua Selma, acrescentando que na oportunidade, algumas famílias serão cadastradas no programa Bolsa Família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ibama acompanha o manejo do pirarucu na reserva Mamirauá, no Amazonas‏

MPT obtém liminar para fechar empresa com surto de covid-19 em Eunápolis

Escolas da rede pública abrilhantam o 7 de setembro em Itamaraju